Tempo de leitura: 3 minutos
Muito se fala sobre as mudanças que o mundo vem passando e pelas constantes reformulações que as relações e os conceitos sofreram nos últimos anos. A internet possibilitou situações, que até alguns anos atrás eram inimagináveis. Hoje, como já citamos neste artigo, você pode ser um nômade digital, viajando pelo mundo e trabalhando através da internet. Este tipo de liberdade, que é cada vez mais a busca de vários profissionais, é uma das principais vantagens do modelo de negócios freelancer.
Somente por este fato, de que o trabalhador tem a liberdade para trabalhar onde quiser, conseguindo unir a qualidade de vida pessoal e a profissional de maneira fantástica, sem prejuízo para nenhuma delas, já seria o suficiente para que você tivesse razões para ser um freelancer. Mas este é apenas um dos motivos pelos quais o modelo de negócios de freelancer é o mais promissor do século XXI. Veja as principais razões para isso!
Reinventando o trabalho, porque o freelancer será fundamental no século XXI
Pare para pensar, quantas pessoas você conhece que querem ficar 20, 30 anos na mesma empresa, fazendo todos os dias o mesmo enfadonho trabalho e principalmente, sem projeção de alcançar sonhos e metas maiores? Creio que muito poucos, não é? Pelo menos, poucos profissionais que visam o sucesso de verdade, pensam assim. Cada vez mais as pessoas querem liberdade, querem ser reconhecidas por suas contribuições e não querem mais a já ultrapassada “estabilidade de emprego”, até por que ela já não existe mais! Mesmo funcionários públicos efetivos, podem perder seus empregos, basta uma simples mudança nas leis governamentais, ou algum deslize.
Neste sentido, as empresas já vem atentando para este fato, tendo em mente que as relações de trabalho e os modelos de negócios precisam urgentemente de mudanças. Neste cenário, adivinha qual o modelo de negócios que é mais promissor? Isso mesmo, o de freelancer!
Para não me estender demais, vou me atentar mais ao mercado brasileiro, por suas generalidades e especificidades. Hoje, temos um mercado em expansão, mesmo com a economia do jeito que está. Alguns setores registram mês após mês, recordes em crescimento. O mercado de tecnologia, principal fonte de trabalhos freelancer, tem um crescimento exponencial no mundo todo. Some isso ao fato de que temos uma legislação trabalhista bastante complexa e que as relações legais entre trabalhador e empregado, vivem sofrendo mudanças, que na maioria dos casos é prejudicial para ambos.
Pense no seguinte, se ao invés de você “ganhar” as férias remuneradas, você recebesse esse valor, que é debitado de seu salário todos os meses, fizesse parte de seus ganhos mensais? Se ainda, você pudesse optar pelo momento de suas férias, de acordo com sua demanda de trabalho e não precisasse tirar os seus 30 dias de “direito”, podendo tirar alguns dias quando quisesse? Acredito que você ficaria muito mais feliz, não é? Você trabalharia com muito mais afinco, pois saberia que tem autonomia para viajar quando quisesse.
As empresas, por sua vez, teriam menos responsabilidades legais perante você, pois você seria um prestador de serviços e não um funcionário, sendo que assim, você poderia ganhar muito mais do que um funcionário comum, mas sem onerar a folha da empresa. Desta maneira, todos sairiam ganhando!
Parece sonho, não é? Mas é o que um freelancer faz! Este modelo de negócios é o mais promissor, pois ele reinventa as relações de trabalho e traz vantagens para todos os envolvidos! Pare e pense em quantas vantagens você tem trabalhando desta forma. Veja quantas pessoas saem de seus empregos “estáveis” para serem freelancers! E digo mais, raramente vejo pessoas assim voltando aos seus enfadonhos empregos. Nós do 99Freelas queremos fomentar este tipo de negócio, favorecendo a interação entre empreendedores e freelancers!