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Muitos empreendedores, digitais ou não, tem certas dificuldades para gerenciar as redes sociais de sua empresa, devido a um grande número de fatos, como falta de tempo, de experiência e até mesmo de gosto pela coisa. Neste sentido, muitos pensam em contratar freelancers para o devido gerenciamento das redes sociais de sua empresa. Mas antes de falarmos especificamente do profissional que gerencia as redes sociais de uma empresa, precisamos ter em mente quais são as suas reais funções, para que fique mais claro se você precisa ou não de um freelancer.
O gerenciamento de redes sociais é muito mais do que apenas “postar” conteúdos. Hoje redes sociais muito utilizadas tem a possibilidade de que você consiga gerenciar suas páginas, avaliando alcance, pessoas impactadas, onde o profissional que gerencia este tipo de conteúdo, terá a possibilidade de traçar metas e planejar ações para aumentar cada vez mais este alcance. O Facebook, por exemplo, permite que sejam usados anúncios pagos, que também precisam ser constantemente gerenciados, pois não existe uma precisão no total de curtidas ou de cliques, e o bom empreendedor sempre busca tirar o máximo de seus investimentos.
Enfim, as tarefas de um profissional que faz o gerenciamento das redes sociais basicamente é:
- Criar conteúdos únicos e relevantes para seu público;
- Postar conteúdos nos horários mais relevantes;
- Avaliar as métricas, quando for o caso;
- Responder aos comentários e questionamentos;
- Verificar a interação dos usuários;
- Controlar os valores por clique e curtida, no caso do Facebook;
Estas são algumas das principais atribuições do profissional que vai gerenciar as redes sociais, mas é lógico que existem muitas outras. Sendo assim, o que você precisa avaliar, ao decidir se vai ou não contratar um profissional para suas redes sociais e o que avaliar nele, é bastante amplo.
Contratar ou não um freelancer para gerenciar as redes sociais?
Para saber se você precisa ou não de um freelancer para gerenciar suas redes sociais, precisa calcular o custo benefício, se realmente seu negócio se beneficia de maneira concreta com isso, se você tem um profissional de confiança e competente. Neste último caso, você precisa avaliar algumas situações antes de contratar um freelancer para o gerenciamento de suas redes sociais:
- Disponibilidade de tempo: afinal, ele precisa estar constantemente conectado, para responder aos questionamentos e poder visualizar quais os melhores horários;
- Ele sabe escrever bem: com a infinidade de conteúdos postados diariamente nas redes sociais, o freela que vai gerenciar as suas, precisa escrever bem e entender de persuasão e de gatilhos mentais, para que haja uma melhor conversão. Neste sentido, este artigo pode te ajudar a definir algumas prioridades;
- Habilidades em edição de imagem: nem todos os casos precisam, mas saber editar pelo menos de maneira básica algumas imagens é fundamental para que suas páginas nas redes sociais sejam mais relevantes;
- Compromisso: um freelancer que gerencia suas redes sociais precisa estar constantemente trabalhando e estar conectado e cumprindo prazos, caso contrário, suas estratégias não darão certo;
Estas são algumas das situações que você precisa avaliar se vale a pena ou não contratar um freela para gerenciar suas redes sociais. Na maioria esmagadora dos casos, esta relação é bastante rentável e o empreendedor se beneficia bastante, desde que esteja assessorado por um bom profissional. Aqui no 99Freelas você vai encontrar alguns dos melhores freelancers do Brasil e com certeza, encontrará aquele que vai fazer o melhor gerenciamento de suas redes sociais!