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Você tem uma conta profissional no Instagram? Se você utiliza essa rede social apenas para se divertir e passar o tempo, recomendamos que leia o artigo a seguir. Você vai entender porque é importante que o freelancer tenha um Instagram profissional e também vai saber por onde começar a trabalhar a sua estratégia lá. Vamos?
Por que você deve ter uma conta profissional no Instagram
O Instagram é uma rede social com milhões de cadastros ativos, sendo que sua base de usuários é maior do que a do Twitter. E mais: o engajamento do Instagram é maior do que o do Facebook.
Sendo assim, você não só pode como deve usar o Instagram como meio para prospectar clientes, já que a rede possui um grande potencial para isso. Além do mais, você pode usar o IG para ganhar notoriedade no seu segmento de atuação. E você já sabe: quanto mais autoridade, mais chance de ser encontrado pelos clientes.
Por onde começar a sua estratégia no Instagram profissional
É importante seguir alguns passos para você começar a prospectar clientes pelo Instagram, e um deles é, de preferência, ter um perfil profissional.
Você pode ter um perfil profissional e pessoal ao mesmo tempo, não tem problema, mas precisa ter muita atenção quanto às suas publicações pessoais porque isso pode causar má impressão sobre você, ok?
O seu perfil profissional é o que deve predominar, portanto você poderá postar coisas pessoais para criar conexão com a audiência, mas sempre com foco e estratégia. Nada de dancinhas sem sentido.
Sendo assim, vamos à biografia! Nela você deve falar sobre você e o seu meio de atuação. É recomendável que informe quais serviços oferece, os seus canais em outras redes sociais e formas de contato (se puder, inclua um link de encaminhamento ao seu WhatsApp).
Aí você deve se perguntar: o que eu devo postar no Instagram?
O intuito das pessoas com a conta profissional do Instagram é vender, mas você não vai conseguir obter resultados se focar nisso. Estamos falando de uma rede social, não de classificados, então você deve fazer o social no IG, criar e fortalecer um relacionamento com a audiência. Pela confiança criada, as pessoas vão comprar o seu serviço.
Portanto, você pode postar coisas que estreitem essa relação com o público, como bastidores do seu dia a dia, esclarecimentos sobre o seu serviço, preços, formas de pagamento, o que abrange o seu atendimento, curiosidades sobre a sua área de trabalho, os valores que você pratica, etc.
Você também pode usar o Instagram profissional para mostrar a sua experiência, como se fosse um portfólio, e exibir depoimentos de clientes. O ideal é fazer isso nos destaques, mas você pode organizar o seu IG como preferir.
Para finalizar, você também pode usar o Instagram para promover cursos (mediante assinatura do recurso Melhores Amigos) e/ou incentivar a venda com um cupom de desconto para seguidores dessa rede social.
Use o Instagram com criatividade para movimentar a sua carreira. Vale a pena!