Tempo de leitura: 3 minutos
O freelancer que sabe escolher os melhores projetos para se candidatar está um passo à frente da concorrência. Pense bem… Há um mar de oportunidades, mas qual é melhor par você? O que paga mais? O que tem um prazo mais para a entrega? O que é menos trabalhoso?
Há muitos pontos a considerar, mas elegemos nesse guia os cinco que o freela não pode deixar passar no momento de se candidatar. Spoiler: eles dizem respeito mais à construção de uma relação do que a um ganho imediato.
Vem com a gente!
Tenha muitas opções
Um dos maiores segredos para encontrar projetos incríveis é ter acesso a um leque variado de oportunidades. E nisso, a 99Freelas se destaca! Com uma plataforma repleta de clientes e propostas para diferentes áreas, você aumenta suas chances de encontrar o trabalho ideal.
Desde pequenos freelas até projetos robustos, aqui você nunca fica sem opções. É como em um jogo de baralho em que você fica cheio de cartas na mão. A missão agora é escolher as melhores.
Fique de olho na reputação do cliente
Já ouviu aquela frase: “Quem avisa amigo é”? A 99Freelas leva isso a sério e fornece informações preciosas sobre os clientes. Antes de se candidatar a um projeto, verifique as avaliações e feedbacks deixados por outros freelancers.
Se ele é conhecido por pagar em dia, explicar bem o escopo do trabalho e valorizar o profissional, já é um ótimo sinal. Agora, se as estrelas estão baixas e as queixas são frequentes, vale reconsiderar. Descarte os clientes que costumam a dar dor de cabeças para os freelas e siga em frente.
Procure clientes afinados com você
Sabe aquela sensação de encontrar alguém que pensa como você? Pois é, isso também vale para o mundo dos freelas. Antes de se candidatar, veja se os valores e os trabalhos anteriores do cliente combinam com o seu estilo.
Se você é detalhista, por exemplo, talvez não queira trabalhar com quem faz tudo às pressas. E mais: conhecendo o cliente, você tem mais chances de ajustar sua proposta para impressioná-lo. Segure na mão essas cartas: elas são promissoras.
Seja fiel à sua expertise
Mesmo que o cliente seja aquele dos seus sonhos, se o projeto não é adequado aos seus conhecimentos, é hora de pular. Escolha sempre projetos que estejam alinhados com as suas habilidades. Se você é fera em design gráfico, foque nessa sua qualidade.
Além de poupar seu tempo, isso evita frustrações e garante que você entregue um trabalho de alto nível. E mais: focar no que você faz de melhor, aumenta suas chances de receber boas avaliações e conquistar mais clientes. Parece óbvio, mas muita gente ainda tenta atirar para todos os lados, e isso é um erro grave.
Cuidado com armadilhas!
O parceiro é excelente, o job condiz com as suas habilidades, mas a entrega é para amanhã? Isso pode ser um problemão! Prazos apertados demais, valores baixos e escopos mal definidos são armadilhas que o freelancer experiente costuma evitar.
Leia com atenção o descritivo do projeto, pergunte o que não estiver claro e, claro, desconfie de promessas boas demais para ser verdade. Um pouco de precaução agora evita dores de cabeça lá na frente. A dica é: na dúvida, pergunte!
Seja estratégico
Dinheiro é importante? Claro que sim! Mas nem sempre o valor do projeto é o único fator a ser considerado. Um cliente que oferece um trabalho menor, mas que tem potencial para virar um parceiro de longo prazo, pode ser uma escolha inteligente.
Pense também no que o projeto pode agregar ao seu portfólio. Um freelancer estratégico sabe equilibrar ganhos financeiros e oportunidades futuras. Um projeto pequeno, mas muito bem feito, pode abrir grandes portas no futuro.