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Para ser freelancer é preciso força de vontade. Conquistar novos clientes e mantê-los é uma conquista e tanto para o sucesso profissional.
Mas como fazer isso da melhor maneira possível? De um modo que seja simples e eficaz?
Separei algumas dicas poderosas para você adquirir e fidelizar novos clientes.
Encontrando o cliente
Um meio muito eficaz de encontrar um cliente sério é através do nosso site de intermediação, o 99Freelas, onde você faz um cadastro pelo e-mail ou Facebook e após esse cadastro é só encontrar projetos para trabalhar!
Além da facilidade e rapidez o 99Freelas segmenta os projetos que são postados e você recebe no seu e-mail a cada projeto novo que se encaixe em suas especialidades.
Conseguindo o Freela
Como qualquer outro emprego a relação começa na hora de ser contratado.
É quando o contratante olha pra você, conversa e decide que você é a pessoa na qual ele vai acreditar. Mas o que interfere para você ser ou não a pessoa escolhida?
Seja qual for a área, uma boa comunicação é crucial para a contratação, e com você freelancer não é diferente!
Por isso, desde o início, é preciso que você saiba se portar como um profissional sério e competente. E isso implica educação, boa dicção e desenvoltura para as respostas que o seu contratante está esperando de você.
Apresentando o Portfólio
É uma forma bastante eficaz de mostrar ao futuro cliente que tipo de profissional ele vai estar contratando se escolher você.
Exemplo vivo da sua capacidade é a qualidade dos trabalhos expostos no portfólio e isso é a chave de convencimento para que o cliente escolha você para desenvolver aquele freela.
Como tratar o meu cliente?
Após a contratação e um certo conhecimento é provável que haja muito assunto a tratar.
Nada de dizer gírias, ou se referir a ele do mesmo modo que se refere a um amigo.
Com o passar do tempo, é obvio que vocês se tornem mais próximos, até pelo trabalho em si, a conversa pode se tornar algo menos formal, mas sempre com a consciência de que ainda é uma relação profissional.
Quando o cliente não tem razão.
Vai acontecer em alguma situação onde o projeto que o seu cliente quer, não seja tão bom para a sua empresa.
Claro que não é simples dizer que aquela não é a melhor opção, então, como dizer?
Nem sempre é preciso começar do zero algo que o cliente expõe, então é hora de lapidar a ideia inicial.
Começar com os pontos positivos da ideia dá uma impressão diferente de apenas apontar seus erros.
“Aqui está muito bom, mas pode mudar isso” ou “Essa ideia é boa, mas ficaria incrivelmente melhor se fizéssemos assim, ao invés de assado.”
Parece bobeira, mas o cliente terá outra visão de como você está enxergando a sua ideia.
Jogo de cintura para saber o que dizer, e como dizer.
Uma cor que não faça sentido, um assunto que não condiz, etc. Qualquer coisa pode acontecer e você é o responsável para o sucesso desse trabalho.
Pois bem, meu caro. É hora de se virar!
Paciência é algo que não pode faltar, afinal, a sua relação tem que se manter a melhor possível, e qualquer discordância pode interferir.
É importante que você ouça o lado do seu cliente e tente o entender, para depois, com calma, explicar nos detalhes o porquê daquela situação.
Características essenciais para lidar com um cliente
- Paciência: Essa, na minha opinião é a característica número um para qualquer profissional, afinal, nada se resolve de cabeça quente.
- Saber ouvir: Não ter a certeza de que você é dono da razão, é importante ouvir o seu cliente, uma relação amigável e de respeito mútuo ajuda muito no resultado final do trabalho.
- Ser maleável: Que tal unir as duas ideias e ver no que vai dar? Um bom profissional sabe lidar com diversas situações.
- Leque de opções: Seu cliente não aprovou essa ideia? Que tal outra? Ficar sem o freela é que não dá!
- Ser mente aberta: Aceitar toda e qualquer opinião pode ser a chave para o seu sucesso com essa empresa, mas isso não quer dizer que você deva dizer sim a tudo. Afinal, você tem que fazer um trabalho de qualidade. Então aprenda a selecionar as melhores ideias.
Em caso de erro, repare.
É fácil dizer que está certo diante de uma situação, porém só o verdadeiro profissional sabe a hora de assumir seus erros.
Você pode ser muito profissional e experiente, mas as vezes o seu cliente é quem tem razão, e é nessa hora que você tem que se redimir.
Claro! Nem só de certezas vive um homem, e o seu cliente não vai ficar satisfeito com apenas um pedido de desculpas.
Que tal oferecer então, (além das desculpas, claro!) um trabalho de graça, um desconto no próximo freela que ele confiar a você, etc.
Qualquer coisa que faça com que o cliente sinta que você realmente está desapontado com o erro, e que ele não vai sair perdendo com isso.
Cumpra prazos
Nada melhor que evitar alguns desconfortos com o cliente.
Um dos que mais acontecem é relacionado ao prazo que você se comprometeu a cumprir.
Pode não ser fácil para você cumprir certo prazo, por ter sido muito curto, ah, isso é uma questão a ser conversada antes de aceitar esse prazo.
Nada mais forte para fixar o seu comprometimento como profissional que a sua seriedade em relação aos prazos.
Isso te deixaria com uma ótima imagem e o seu cliente satisfeito.
Quer mais oque?
Formas de pagamentos
Já deixar combinado o valor do freela faz com que o cliente aceite suas condições ou que ambos entrem num acordo antes que o trabalho seja feito.
Determinar um adiantamento, nem que seja de 50% do valor combinado é uma boa forma de garantir que o cliente vai continuar com o seu trabalho, e de que você precisa concluir o freela.
E após o termino do mesmo, você recebe a outra metade.
Definir as datas para recebimento é também algo que você freelancer não pode esquecer, afinal ninguém merece ter aquele trampo atrasado para receber. E isso de certa forma mostra mais formalidade com o seu trabalho.
Para isso há vários sites de recebimentos, que são mais seguros que o acordo boca a boca.
Um meio que muitos freelancers estão optando para garantir o seu recebimento é o uso de sites de intermediação para freelas, como o 99Freelas, que é basicamente uma segurança a mais para que ambas as partes fiquem satisfeitas.
Funciona assim:
O cliente posta seu projeto no site, e o freelancer que se interessar posta sua proposta de trabalho.
Após a contratação, o cliente paga o seu preço ao site, que segura até que o freela seja feito e entregue, para então, após o cliente satisfeito com o trabalho libere seu dinheiro, enquanto não há a entrega o site é responsável por cuidar do valor.
O freelancer tem a garantia de receber pelo trabalho, pois o dinheiro já se encontra nas mãos do site que intermedia a ação, enquanto o cliente sabe que só pagará realmente o freela se o mesmo cumprir com suas responsabilidades.
Deixe um comentário dizendo se gostou das dicas sobre o relacionamento com o cliente e se tem alguma outra forma de melhorar essa relação.
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Você já usa ou usou o 99Freelas? Diz aí!