Tempo de leitura: 4 minutos
Não estamos aqui para enganar ninguém! A vida freela não é fácil. Todos encontramos dificuldades para iniciar uma carreira freelancer, e fazer com que ela se estabeleça pode ser ainda mais trabalhoso. Por isso, conhecer os erros mais comuns que comentemos ao buscar uma carreira sólida é fundamental.
Tudo bem, há vantagens em ser freela, como não ter chefe, escolher os clientes e os horários, poder trabalhar em casa ou onde quisermos. Contudo, também há desafios. Conhecer armadilhas frequentes é um bom caminho para superá-los e avançar na carreira.
Nós reunimos aqui alguns desses erros e, é claro, como evitá-los. Se você está buscando essas informações, deu um bom primeiro passo. Conheça as outras dicas!
Erro 1 – A procrastinação
Qual é o freela que nunca foi tentado a parar um trabalho porque um bom filme está começando na TV ou porque o sofá ali pertinho está chamando para um cochilo?
Lutar contra a procrastinação é sempre uma boa atitude. Com mais tempo dedicado, a possibilidade de uma entrega de excelência é bem maior. Além disso, quando o nosso cérebro se acostuma com uma rotina, tendemos a ser bem mais criativos e produtivos nos horários reservados ao trabalho.
Erro 2 – O excesso de trabalho
Sabe o filme e o sofá que acabamos de citar? Eles também são importantes dentro de uma rotina. Não é porque você trabalha em casa que a sua casa tem que ser só trabalho.
Reserve (e respeite) os períodos de descanso. A questão é encontrar um equilíbrio entre as horas de trabalho e as de relaxamento. Ambas têm um papel importante na sua vida e na formação de uma carreira freela sólida.
Erro 3 – A ausência de networking
Trabalhar em casa, longe de uma equipe, pode ser muito bom para os freelancers mais reservados, mas também pode ser um martírio para profissionais mais expansivos. Não importa o seu perfil, é preciso evitar o isolamento total.
Nesse sentido, apostar no networking é uma boa sacada. Não subestime o poder de uma boa rede de contatos. Faça conexões, participe de eventos online, entre em grupos de discussão com outros freelancers. Falar e ouvir outras pessoas (sejam elas outros freelancers, especialistas ou clientes) pode evitar muitos problemas.
Erro 4 – A falta de critério
Saber escolher os projetos é um caminho certeiro para que o resultado seja o melhor possível. E para isso, ser criterioso na escolha de clientes e projetos é fundamental.
O “Freela Papa-Tudo”, aquele que não nega nenhum job, em certo momento certamente vai se enrolar em um projeto que não tem nada a ver com sua área de atuação e suas habilidades.
Evite trabalhos que, por falta de habilidade ou de entendimento, podem reder resultados abaixo do esperado. O melhor quadro é quando o job acaba sendo divertido e prazeroso. Procure esse tipo de projeto e veja como a sua carreira vai decolar.
Erro 5 – A soberba
Ninguém sabe tudo! O mundo está sempre mudando, e as habilidades que estão em alta hoje podem estar ultrapassadas amanhã. Subestimar a importância da atualização constante é um erro grave.
Invista em cursos, workshops e esteja sempre de olho nas tendências do mercado. Manter-se atualizado não só mantém sua relevância, mas também abre portas para novas oportunidades.
Além disso, saiba ouvir e apreender com os seus clientes. Por melhor que você seja na sua área de atuação, é importante entender as expectativas de cada cliente em cada job. Agir com soberba nunca é um bom caminho para uma carreira sólida.
Erro 6 – O isolamento do mundo
Há muitos freelas por aí prestando serviços para empresas em outros estados ou até outros países. Clientes não faltam, a questão é encontrá-los. A boa notícia é que há uma ferramenta perfeita e que funciona como ponto de encontro entre você e potenciais clientes.
Essa é a missão da 99Freelas, uma plataforma digital que une os contratantes e os prestadores de serviços freelance. Ter um perfil atraente na 99Freelas, com um portfólio bem montado e informações claras de quem você é, ajuda na captação de mais e melhores clientes, impulsionando a carreira.
Não deixe de explorar as informações do Blog da 99Freelas e da página sobre como funciona a 99Freelas. E, se você ainda não tem um perfil, a hora de fazer o seu cadastro, é agora!