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É parte da vida do freelancer mostrar que o valor dos serviços vai muito além do preço cobrado por cada job. Essa frase pode até parecer confusa, mas vamos analisar melhor.
Em primeiro lugar, valor e preço são duas coisas completamente diferentes. É sobre a percepção do cliente em relação ao freela que vamos falar hoje. Como ganhar valor nessa relação? O primeiro passo é entender o conceito.
O que é preço e valor no trabalho freelancer?
Alguns freelancers conseguem cobrar um preço bem acima da média e ainda assim têm a agenda cheia. Não é apenas uma questão de preço; é uma questão de valor.
O preço é um parâmetro mais objetivo: é o quanto o freelancer cobra por um determinado serviço. Já o valor é mais subjetivo, e diz respeito ao como o cliente se sente ao ver seu problema resolvido, ao receber um trabalho de qualidade e que vai além das expectativas.
Muitos clientes procuram o barato e acabam insatisfeitos, mas quando o freelancer sabe mostrar o valor do seu serviço, a conversa muda de figura! Como mostrar o seu valor na relação freela-cliente? Siga as dicas!!!
O freela de valor é um bom parceiro
O primeiro passo é deixar claro que você é um parceiro de verdade, não apenas um prestador de serviço. Isso significa se conectar com o cliente em um nível mais profundo. Quando há essa conexão, naturalmente o contratante vai valorizar a relação.
Conheça a missão, a visão e os valores do seu cliente e tente alinhar o seu trabalho com esses princípios. Se o cliente sente que você entende o que ele representa e que o seu objetivo é ajudá-lo a alcançar um propósito maior, ele verá o quanto você está comprometido.
O freela de valor é um pesquisador
Você já parou para pesquisar outros projetos que o seu cliente já desenvolveu? Pois deveria! Conhecer o histórico do cliente e entender como ele atua no mercado é essencial. Além de demonstrar profissionalismo, isso ajuda você a entregar algo que realmente se encaixe no perfil e nas necessidades dele.
Clientes valorizam quem se preocupa em estudar o seu negócio. Mostrar que você sabe quem eles são e como trabalham demonstra compromisso, dá segurança e abre portas para discussões mais ricas.
O freela de valor é um especialista
Não adianta entender profundamente o cliente se você não entrega qualidade. Por isso, escolha parceiros que estão em busca da sua expertise. Acredite! O seu conhecimento tem valor no mercado.
Lembre-se, o mundo está cada vez mais dinâmico. Estudar e aprimorar o conhecimento é fundamental na vida freelancer. Conheça tendências da sua área, aprenda como funcionam novas ferramentas e esteja sempre conectado com o que há de mais moderno.
O freela de valor é extremamente profissional
Chegou o momento da entrega. O cliente aqui precisa ter a percepção de que o que você cobrou vale cada centavo. Um freelancer profissional respeita prazos, oferece entregas com qualidade e faz revisões sistemáticas antes de enviar o trabalho.
Cumprir o combinado é uma obrigação e ultrapassar expectativas é o que realmente importa. Uma boa dica é estabelecer uma rotina de revisão: isso evita pequenos deslizes que podem prejudicar sua imagem e, consequentemente, o valor que você construiu. Profissionalismo é a chave para fidelizar clientes e construir uma relação sólida.
O freela de valor oferece experiência
A entrega foi incrível, mas e o processo? A experiência que o cliente tem ao trabalhar com você é quase tão importante quanto o resultado final. Esse processo vai desde uma comunicação eficiente e objetiva até uma postura acolhedora para escutar e entender feedbacks.
Clientes querem um trabalho excelente, mas também desejam uma boa experiência de trabalho. Sabe aquele momento em que você manda uma mensagem educada, pontual e esclarecedora? Isso conta muito! Quando você proporciona uma experiência agradável, o cliente volta – e até indica para outros possíveis parceiros.
O freela de valor tem a reputação sempre em alta
Na 99Freelas, a reputação é uma moeda de ouro. Quanto mais você se dedica e demonstra valor em seus projetos, mais alta a sua reputação fica. E convenhamos: uma boa reputação abre portas para novos clientes e até para projetos mais complexos e bem remunerados.
Seguir cada uma dessas dicas é essencial para ter sucesso a longo prazo. Por isso, fique de olho na sua reputação na plataforma, responda com educação e agilidade, e esteja sempre aberto a ouvir sugestões de melhorias. Uma boa reputação vale muito e é um dos maiores ativos de qualquer freelancer.