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Fazer parcerias com outros freelancers é uma excelente de conseguir atender mais clientes e assim, conseguir aumentar a sua renda. Mas como gerenciar essa equipe, estando cada um em um lugar diferente?
Leia o artigo de hoje para entender!
Utilize ferramentas de vídeo diariamente
O ideal é que você converse com seus parceiros diariamente. Sendo assim, recomendamos que você faça essa conversa por chamadas de vídeo utilizando ferramentas próprias, como Skype, Zoom, Hangouts, Slack, Microsoft Teams, mas também por e-mail, telefone e WhatsApp.
Se não for possível, agende uma conversa com a equipe sempre que necessário, de preferência no início ou no final da semana, e fique à disposição para chamadas sempre que houver necessidade. Solicite o mesmo à sua equipe.
Tenha a comunicação como ponto essencial no seu dia a dia. As pessoas já estão trabalhando de maneira diferente há meses, isoladas, e sentimentos de solidão podem se instalar nelas. Portanto, mostre que você está sempre pronto para ajudar, até mesmo para uma conversa mais pessoal.
Medie as expectativas
A organização e o planejamento são essenciais para todos os métodos de trabalho, mas muito mais para quem trabalha em home office. Principalmente para quem não está acostumado à estratégia e ainda precisa tomar conta dos filhos, dividir o escritório com o cônjuge e fazer as refeições.
Portanto, medie as expectativas da sua equipe, ajustando-as para que as atividades sejam cumpridas, ao mesmo tempo que não geram frustração e sobrecarga nos funcionários. Mostre porque é importante que determinada tarefa seja feita no prazo e recompense um bom trabalho executado.
Tenha o foco nos resultados
No escritório, é muito fácil medir a produtividade de cada membro da sua equipe, certo? Porém, gerenciar essa medição a partir da sua casa para a casa dos funcionários pode ser bem mais difícil, principalmente por conta de diversos fatores que podem prejudicar o expediente. De casa, talvez seja complicado exercer o horário comercial.
Todavia, se você tiver o foco nos resultados, e não nas atividades, tudo poderá ser melhor para sua equipe. Por exemplo: até o final da semana, o funcionário X deve fechar cinco negócios. Se ele cumprir, o resultado foi atingido.
Providencie recursos e equipamentos necessários
O gerenciamento de equipes é muito mais do que passar tarefas e cobrá-las, obviamente. E outra maneira de fazer isso da melhor forma é providenciar os recursos e equipamentos necessários para a execução adequada do expediente.
Por exemplo: notebook, cadeira de escritório, auxílio-alimentação, ajuda no pagamento de energia elétrica e internet, etc. Faça uma conversa com cada membro, individualmente, para saber o que cada um necessita, e veja como o escritório pode alinhar esses quesitos.
Aposte na flexibilidade
Na situação em que estamos vivendo, pode ser difícil executar um bom trabalho, seja por conta de familiares na residência, pela instabilidade econômica e de saúde, até mesmo por ter parentes e amigos contaminados por covid-19.
A chave para gerenciar equipes remotas é a flexibilidade. É claro que o trabalho precisa ser entregue nos prazos, mas converse com cada um para acertar todos os detalhes. Como citamos, se a pessoa entregar resultado, está tudo bem. Confie e colha os frutos em uma boa equipe!