Tempo de leitura: 3 minutos
A vida de freelancer tem vários jobs simultâneos, diferentes datas de entrega, pagamentos entrando e saindo, captação de novos clientes, marketing pessoal que precisa ser cultivado e muito mais. Se você pensou que parece a atividade de um malabarista, não está muito longe da realidade!
Tal qual o profissional circense, o freela precisa manter as bolas (ou os afazeres) no alto, com a força de impulsão correta, equilíbrio perfeito e muita concentração nas tarefas. Vez ou outra aparece um problema e é preciso agilidade na solução.
Não parece fácil, né? De fato, alguns cuidados são precisos para manter o equilíbrio. Preparamos cinco dicas que podem ser bem úteis no seu dia a dia. Acompanhe!!!
Rotina saudável, trabalho produtivo
Manter uma rotina é um bom primeiro passo para não enlouquecer com tantos afazeres. Defina um horário para começar e terminar o seu período de trabalho.
Nesse período, afaste-se das distrações. Informe também a sua família que o horário de trabalho é sagrado e as atividades domésticas ficam para depois que você “bater o ponto”. A colaboração de quem está perto de você é fundamental para manter uma boa produtividade.
Claro, vira e mexe um projeto extra pode aparecer. Tome o cuidado para não extrapolar os seus limites. Passar uma madrugada acordado pode até funcionar, mas se isso entrar na sua rotina, o desempenho certamente será prejudicado.
Domando as distrações
Não é raro na vida do freelancer aparecer uma paquera com o sofá confortável que está ali pertinho ou com algum conteúdo bacana na TV. Quando esse “clima” pintar, lembre-se dos prazos e das obrigações.
Manter-se produtivo durante o horário de trabalho é fundamental. Dá até para acelerar um pouco as tarefas e depois deixar o trabalho de lado um pouco mais cedo. Aí sim é hora de se entregar para as distrações.
Cantinho sagrado
Muitos freelancers, em especial os iniciantes, subestimam essa dica. Ter um local preparado para o trabalho ajuda (e muito) a separar a vida privada da vida de trabalho.
Uma cadeira confortável e ergonômica, um bom notebook, com um teclado e um mouse de boa qualidade, uma mesa na altura certa, onde você possa colocar objetos que fazem parte da rotina de trabalho. Tudo isso ajuda a que você possa se concentrar e tem impacto no resultado final do trabalho.
Socialização ou Solidão?
Pelo menos desde a revolução industrial a humanidade se acostumou com o trabalho em grupo. Seja nas fábricas do século XVIII ou nos escritórios do século XX, a socialização era parte importante do trabalho.
Acontece que a tecnologia trouxe a possibilidade de cada um trabalhar na sua própria casa. E é assim o dia a dia da maioria dos freelas.
Se você curte essa paz, vá em frente. Contudo, não se esqueça de socializar, ainda que de forma digital, com parceiros e clientes. Essa comunicação não só é saudável como também é importante na busca pelos melhores resultados.
Já se você sente falta da socialização diária, busque alternativas. Trabalhar em um café ou um coworking são possibilidades que podem ser exploradas.
A casa do trabalho e a casa da vida pessoal
Não é porque você trabalha em casa que ela tem que ser só trabalho. Desligar-se dos jobs depois que o seu horário de produção terminou é uma necessidade.
Dê um tempo para os seus hobbies, retome a paquera com o seu sofá, leia um bom livro, marque encontro com amigos, saia para se divertir ou simplesmente permita-se um período de ócio criativo.
Perceba que isso funciona como um reboot mental, e que no dia seguinte você estará mais disposto para retomar o trabalho. Até mesmo o malabarista mais habilidoso precisa parar um pouco para descansar os braços. Nós, freelancers, temos a mesma necessidade!