Tempo de leitura: 3 minutos
Os desafios econômicos podem ser um grande empecilho na vida de um freelancer. Como os ganhos variam de mês a mês, a depender da quantidade e do valor dos projetos aos quais ele está envolvido, ter uma reserva financeira é realmente uma boa ideia.
Sem ela, dores de cabeça com contas a pagar podem acabar atrapalhando o desempenho. Por outro lado, iniciar uma reserva financeira é construir uma base sólida para o futuro como profissional autônomo.
Aí entra a grande questão: como começar a reserva financeira se a renda varia mês a mês?
Bom… Felizmente, existem estratégias que podem ajudar os freelancers nessa hora.
Se liga nas dicas!
Orçamento na ponta do lápis (ou na planilha)
O primeiro passo é conhecer em detalhes quais são os gastos essenciais, aqueles dos quais não dá para fugir. Leve em consideração despesas como aluguel, alimentação, contas, seguro, internet, entre outros.
Sabendo o valor mensal dessa conta, dá para ter uma ideia de quanto é necessário ganhar para ter alguma sobra. É com ela que o freela vai começar a reserva financeira.
Ah, e como ninguém é de ferro, lembre-se de incluir uma quantia para entretenimento e gastos imprevistos.
Enxugando as despesas
Agora temos de um lado um valor de gastos fixos e, de outro, uma meta de ganhos para que haja uma sobra. Mas será que não dá para melhorar essa conta?
Verifique no seu orçamento se há gastos que podem ser cortados ou diminuídos. Até valores pequenos podem ajudar no fim do mês para que haja uma reserva mais sólida. Mesmo que pareça pouco, qualquer quantia economizada é um passo na direção certa.
Dívidas? Tô fora!
Claro, em algum momento a gente pode até precisar de um empréstimo para uma ou outra emergência, mas o ideal é fugir de dívidas! Pagar juros por um dinheiro emprestado, por ter estourado o cheque especial, ou por falta de controle do cartão de crédito é um péssimo negócio.
No entanto, vai chegar uma hora em que é necessário, por exemplo, comprar um novo notebook para o seu trabalho (ou qualquer outro dispositivo). Essa é a hora de voltar para a sua planilha orçamentária e planejar como vai ser o pagamento.
Quando estamos mais organizados, evitamos gastar dinheiro em compras impulsivas ou despesas supérfluas que possam resultar em dívidas. Esse é um passo fundamental para começar a reserva financeira.
Mais projetos, mais dinheiro
Agora que já enxugamos os gastos e fugimos das dívidas, é hora de maximizar os ganhos. Um perfil bem feito na 99Freelas pode ser a oportunidade que você estava buscando para encontrar novos e melhores clientes.
A plataforma une profissionais freelancers a quem está disposto a contratá-los. Diariamente há oportunidades para incrementar a renda.
Diversificar a fonte de renda, encontrar novos parceiros de negócios e até expandir a gama de serviços faz com que a renda cresça.
Assim, sobra mais para a sua reserva financeira.
Planejamento é o segredo
Com tempo e organização, é possível ir além de uma reserva financeira. Ter um dinheirinho guardado para qualquer necessidade é importante, mas o freela pode também ter um fundo para as férias, um outro para grandes compras, e até um planejamento de aposentadoria.
A sua reserva deve ser suficiente para cobrir pelo menos três meses de despesas essenciais, caso ocorra uma situação inesperada, como a perda de um cliente ou uma emergência médica. Mantenha esse recurso separado e depois você pode ir atrás de outras metas.
Para uma melhor organização, você pode criar contas separadas para cada meta: uma para a reserva em si, outra para uma viagem de férias e uma terceira para aposentadoria.
E se tudo estiver indo bem, considere investir o dinheiro guardado em fundos com boa rentabilidade. Afinal, quanto mais o bolo crescer, melhor!