Tempo de leitura: 3 minutos
Está chegando um ano novinho para você aumentar o seu faturamento! Não sabe como fazer isso sem aumentar consideravelmente as suas horas de trabalho? Nós podemos te ajudar! Leia este artigo para descobrir como aumentar o seu faturamento como freelancer.
Valorize o seu trabalho
Aumentar o faturamento geralmente significa trabalhar mais horas por dia. Se você não quer fazer isso, porque não pode ou tem outros motivos, a maneira mais fácil é valorizar o seu trabalho. Há quanto tempo você não reajusta o preço do seu serviço?
É claro que você não pode cobrar acima da média sem justificativa, que geralmente envolve experiência e especializações, mas muitos freelancers podem cobrar mais, só não fazem isso porque não querem correr o risco de perder clientes.
Acontece que as pessoas não vão valorizar o seu trabalho se você não o valorizar primeiro, porque barato demais ou abaixo da média gera desconfiança quanto à qualidade.
Aumente a sua produtividade
Se você já valoriza o seu trabalho o suficiente, talvez a solução seja aumentar a sua produtividade. Isso não quer dizer trabalhar mais horas, mas trabalhar as mesmas horas de forma inteligente.
Primeiramente, tenha anotado tudo o que você precisa fazer. Assim você vai começar o dia sabendo por onde começar, sem procrastinações. E evite distrações durante o trabalho, como olhar o celular o tempo todo ou fazer pausas para nada. Trabalhe em blocos concentrados e faça pausas ao fim das tarefas ou a cada uma hora.
Aposte no networking
Agora uma dica que não tem muito a ver com trabalhar, mas com socializar. Você não precisa sair de casa para fazer isso, se não quiser, porque há muitas opções de fazer e manter contatos pela internet (redes sociais, e-mail, etc.).
O networking é fundamental para aumentar o seu faturamento como freelancer, porque você pode fazer parcerias muito interessantes com colegas de profissão, até mesmo para receber indicações quando essa pessoa estiver muito ocupada, mas não quer deixar o cliente na mão. Se ela indicar você, todos ganham.
Invista no marketing pessoal
Uma dica semelhante, mas que envolve o marketing pessoal. Freelancers precisam cuidar da sua imagem profissional, precisam saber como se mostrar para as outras pessoas. Você pode dedicar um tempo na prospecção de clientes, mas isso não vai adiantar se você não tiver um bom portfólio e se não souber estratégias de negociação.
Capriche no seu marketing pessoal, porque para o freelancer ele se mistura com o marketing profissional. Quanto mais você fizer isso, mais chances terá de aumentar o seu faturamento.
Mais inteligência e menos esforço
É claro que você ainda vai precisar trabalhar muito para chegar aonde deseja, mas com as nossas dicas você percebeu que para aumentar o seu faturamento pode ser utilizado mais inteligência e menos esforço.
Não pense que você não poderá receber mais mesmo sem aumentar as suas horas de trabalho, porque nós mostramos que é possível. Não é fácil, nada nesta vida é, mas é possível. Com estratégia e trabalho você chega lá.