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É complicado dizer não a um cliente, não é mesmo? Porém, se ele pede algo além do que foi contratado, é importante você dizer não a ele, porque aceitar fere o seu respeito e pode prejudicar o seu rendimento financeiro. Vamos abordar mais o assunto abaixo, acompanhe.
Por que você deve dizer não ao cliente
Muitos freelancers acabam aceitando todo e qualquer tipo de trabalho porque estão repletos de boletos para pagar. É complicado, para nós, dizer que você precisa negar serviços abusivos, principalmente pelo lado financeiro, porque o calo vai apertar em você. Sendo assim, só você sabe quando deve aceitar ou negar um job.
É por isso que nós recomendamos que você diga não ao cliente, não como obrigação, mas como uma forma de você trabalhar mais para melhores pessoas, e menos para quem suga a sua energia e o seu bem-estar. Clientes assim não devem ter suas exigências atendidas.
E se o cliente pede algo além do que foi contratado?
Pelo título deste artigo, você já deve imaginar que a resposta a ser dita é não. E é verdade! Quando você negociou o serviço, estipulou um preço por ele, e o cliente aceitou. Se agora ele quer inserir mais trabalho pelo mesmo valor, por que você vai aceitar?
Não é correto ele fazer isso, não é justo. Se fosse ele o prestador de serviço, você acharia correto incluir mais demandas pelo mesmo custo? Não é certo, então você deve dizer não. Ou então tentar negociar um acréscimo de dinheiro ao que foi combinado.
A valorização do profissional é imprescindível
Sabe por que mais você deve dizer não? Para que o cliente mantenha o respeito por você e por seu trabalho!
Quando ele contratou você, confiou no seu trabalho e que você era o profissional ideal para realizar o serviço. Sendo assim, você deve se mostrar à altura dessa confiança. E você não age assim se aceitar tudo o que o cliente pedir, porque isso fere o seu respeito.
É superimportante que as pessoas valorizem os profissionais, que tenham respeito por eles, e essa valorização começa por você. Se você aceitar mais condições pelo mesmo preço, o cliente sabe que você é flexível nesse ponto e sempre vai pedir mais. Isso vai virar um abuso e você vai trabalhar quase de graça simplesmente pelo fato de que não consegue dizer não.
Diga não para trabalhar melhor
É complicado dizer não, e certamente é um risco para você perder um cliente que já contava como ganho. Pode ser que você complique suas finanças ao fazer isso, mas é muito importante você dizer não para trabalhar melhor, com mais condições favoráveis a você.
Tenha em mente que às vezes vale mais a pena perder esse cliente a se incomodar mais tarde. Quanto mais você aceita algo além do contrato, mais vai trabalhar para quem não valoriza o seu serviço.
Lembre-se de que a sua paz não tem preço, e que logo surgirão clientes que vão respeitar você. Pense nisso!