Tempo de leitura: 3 minutos
Geralmente, profissionais que buscam oportunidades de carteira assinada apresentam um currículo para os contratantes. No caso do freelancer, na maioria das vezes ele não entrega o currículo, mas o portfólio. Quer saber mais sobre o assunto, principalmente sobre o que colocar nesse documento? Leia para descobrir tudo!
O que é portfólio?
O portfólio é um documento de apresentação do freelancer, em que constam a maioria dos seus trabalhos realizados. Nele também podem ser exibidas outras informações profissionais, sempre relacionadas com o segmento em questão.
Isto é, não é necessário nem recomendável você inserir dados de jobs executados em fotografia, se você quer uma oportunidade como redator. Se tiver relação, você insere. Se não, deixe de fora.
Como escolher os jobs para colocar no seu portfólio?
Se você não tem muita experiência, pode colocar no seu portfólio todos os seus trabalhos feitos até o momento. Porém, se for um profissional experiente, atuante há muitos anos no mercado e com vasta frequência de serviço, não pode compilar todos no mesmo portfólio, sob o risco de ele se tornar muito extenso.
A pergunta que fica, então, é: como escolher os jobs para colocar no seu portfólio?
Primeiramente, é claro que você irá colocar no portfólio os seus melhores trabalhos. Ele não é como o currículo, em que devem constar apenas as suas últimas três experiências, mas as melhores. Independentemente de quando foram realizados, esses jobs precisam aparecer!
Porém, ser um dos seus melhores trabalhos não é o único critério de escolha para estar ou não no portfólio, porque pode ser que você não tenha muitos trabalhos em destaque. Sendo assim, o próximo ponto a ser considerado é a sua afinidade com aquele serviço.
Isso porque nem sempre você gosta de fazer tudo dentro do seu segmento de atuação, principalmente se for uma área mais extensa, com diversas oportunidades de trabalho (por exemplo, redes sociais).
Se você gosta mais de trabalhar com o gerenciamento de redes sociais, mas não gosta muito de redigir textos para essas mídias, os seus trabalhos de gerenciamento devem aparecer primeiro também. Assim, as chances de você conseguir jobs nessa área aumentam consideravelmente!
O portfólio não fala somente do passado
Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o portfólio não fala somente do seu passado, mas do presente e do futuro.
O passado está representado pela sua experiência, pelas suas capacitações, isso é claro. Contudo, se você destacou trabalhos que gosta de fazer (presente), suas chances de se dar bem no futuro são bastante boas. Conseguiu entender a ligação entre os tempos?
O portfólio funciona como uma vitrine do seu trabalho, e é por meio dele que você vai conseguir mais jobs e pode se aproximar dos seus sonhos. E você não precisa investir dinheiro na elaboração dele, já que existem ótimos modelos gratuitos e fáceis de se fazer sozinho.
Se você ainda não tem um portfólio ou se sente que precisa aprimorar o seu, a hora é agora! Não perca mais tempo e comece a providenciar a sua vitrine profissional ideal.