Tempo de leitura: 3 minutos
Muito se diz por aí que a música é a trilha sonora das nossas vidas. E é. Afinal, temos músicas para momentos especiais e músicas que nos lembram de momentos especiais – e até músicas que transformam momentos em momentos especiais.
E se a música é a trilha das nossas vidas, ela pode também ser a trilha sonora das nossas vidas de freelancer. Você sabia que ouvir canções durante o trabalho traz diversos benefícios? Por exemplo:
Música melhora o humor e aumenta a percepção durante as atividades
Um estudo da Universidade de Windsor, no Canadá, observou desenvolvedores de software ao longo de um teste envolvendo música.
O resultado? Quando não havia música durante o trabalho, as pessoas demoravam mais tempo e executavam as tarefas com menos eficiência. Além disso, se houvesse alguma canção tocando ao fundo, a curiosidade dos profissionais aumentava. Eles se interessavam mais pelo que estava acontecendo.
Ou seja: se você quer ficar mais disposto e procurar novas soluções, botar os fones de ouvido é sempre uma ótima pedida.
Música deixa você mais calmo
Ouvir música mexe com o nosso organismo. Literalmente: é uma atividade que diminui os níveis de cortisol, um hormônio diretamente relacionado com o estresse. Quando há um som tocando, o seu corpo relaxa.
Inclusive, um estudo mostrou que participar ativamente da música (como batucar ou cantar junto) influencia positivamente o sistema imunológico.
Por isso, quando estiver com aquele job colossal, quando o prazo estiver mexendo com a sua cabeça, quando o retrabalho se tornar frustrante, ligue o Spotify (ou Deezer. Ou mesmo o rádio). Isso vai ajudar a colocar os pensamentos no lugar.
Música ajuda você a focar
Trabalhar em casa é ótimo, mas também é um ambiente repleto de possíveis distrações – desde o vai e vem dos outros ocupantes da casa até as oportunidades de procrastinação.
Mas adivinhe só: uma das formas de lidar com esse problema é através da música. Ouvir canções aumenta o nível de dopamina no cérebro, o que ajuda na hora de focar em alguma tarefa. Inclusive, especialistas que trabalham com DDA (déficit de atenção) em adultos argumentam que a música pode ter um efeito fisiológico benéfico em quem sofre da desordem.
DIficuldade para focar naquele job específico? Dia ruim? Mente divagando? Coloque um som pra tocar e aumente a produtividade.
Música ajuda a estudar e reter informações
Um estudo realizado em Londres identificou que alunos que ouviam música clássica com 60-70 batidas por minuto aumentaram em média 12% suas notas em exames de matemática. Um grande crescimento para uma mudança tão simples.
De acordo com especialistas, ouvir o tipo certo de trilha ajuda a deixar a mente em um estado mais preparado para aprender. Tópicos como matemática e física se beneficiam da música clássica, enquanto as áreas de humanas têm nas canções emocionais de pop e rock a trilha mais apta.
Ou seja, mesmo quando você está pesquisando, estudando para aprender algo ou buscando entender determinado assunto, uma trilha de fundo torna a tarefa mais fácil. Deixe uma playlist separada que o cérebro fica a postos.
Existem diversas formas para fazer o dia render mais (já falamos de algumas delas aqui), e música é uma das mais simples, agradáveis e eficientes. Mantenha os fones de ouvido sempre à mão: se por acaso o trabalho estiver exigindo muito em alguma segunda-feira chuvosa, eles serão uma grande arma a favor da produtividade.