Tempo de leitura: 4 minutos
Quando falamos da vida de freelancer, organização e produtividade andam de mãos dadas. Mas não só aquela organização pontual, de manter o espaço e os arquivos em ordem, e sim uma organização da forma de trabalho.
Para aproveitar o melhor possível o ano de 2017, que promete uma consolidação ainda maior dos profissionais freelancers, algumas atitudes são essenciais. Por exemplo:
DEFINA METAS E SE PLANEJE
A forma mais eficiente de chegar a algum lugar é saber onde você quer chegar. Por isso, defina metas para 2017 – podem ser baseada em objetivos profissionais, financeiros, pessoais, algum sonho, enfim, determine de forma clara (e realista) o ponto de chegada para o ano.
Feito isso, planeje a sua rotina de trabalho, seus investimentos, seu orçamento e o seu tempo para alcançar essa meta. Lembre-se que isso vai exigir menos atenção a objetivos menores, mas um dos pontos de definir a meta é justamente saber o que priorizar.
DEIXE SUAS METAS SEMPRE À VISTA
É muito fácil colocar as metas de lado conforme as atividades do dia a dia vão se acumulando e ganhando prioridade na rotina. Uma forma de evitar esse problema é tornar suas metas bastante visuais: crie cartões, cartazes, post-its e anotações e espalhe pelo seu local de trabalho. Isso garante que, não importa o que você esteja fazendo, sempre haverá algo para te lembrar do objetivo maior a ser alcançado.
ACOMPANHE SEU PROGRESSO
Qualquer meta, grande ou pequena, é atingida de pouco em pouco. Não basta saber onde você quer chegar: é preciso saber também que você está no caminho e no ritmo certos. Quando o alvo parece sempre muito distante, é fácil desistir dele.
Portanto, crie o hábito de acompanhar o seu progresso. Divida a sua meta em objetivos menores, ações específicas ou projetos – assim, além de saber exatamente onde você está no plano geral, também cria pequenas recompensas que ajudam na motivação.
Aplicativos como o Basecamp e o Goals On Track ajudam a gerenciar esses pontos de chegada ao longo do caminho. Nesse ponto, a organização é o pilar de qualquer planejamento, pois é através dela que você terá uma visão do quanto ainda falta fazer. E não há outra forma de fazer isso sem ser acompanhando minuciosamente o andamento das coisas.
AVALIE SEU TRABALHO
Tão importante quanto acompanhar o que você está fazendo é avaliar o que você está fazendo. Aprender a identificar o que está funcionando e o que não está funcionando é o que vai evitar perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro.
Ou seja, se você está demorando mais do que o normal em alguma etapa do projeto, se a quantidade de retrabalho aumentou, se a procrastinação começa a dar as caras, se você começa a buscar as soluções mais óbvias, é hora de parar e repensar a situação.
Sua performance é o que vai conduzir você até o objetivo final. De vez em quando, pare e dê atenção à ela para saber que está seguindo no ritmo certo. Nunca é fácil reavaliar – e às vezes mudar – o que estamos fazendo, mas, a longo prazo, é um hábito que vai fazer a diferença
CONFIE NA TECNOLOGIA
Talvez você não tenha uma equipe inteira à disposição, mas com certeza tem as ferramentas. Utilize Trello, Evernote, Mindmeister, Wunderlist, 99Freelas e outras soluções à sua disposição. Até mesmo o Spotify ajuda a focar e dar inspiração.
Mesmo que precise pagar, está pagando por aplicativos desenvolvidos para solucionar problemas que, de outra forma, você precisaria dedicar tempo – e dinheiro, consequentemente – para resolver. Invista nos instrumentos que facilitam sua vida.
Já fizemos um apanhado aqui no blog de 7 ferramentas que ajudam o trabalho a fluir. É um ótimo lugar para começar.
MANTENHA-SE MOTIVADO
Já diz a clássica frase: “Falam que motivação não dura. Bem, o banho também não, por isso recomenda-se que tome diariamente”. Com certeza você vai topar com momentos de estresse e frustração que podem desestimular o andamento do trabalho.
Manter-se motivado não é fácil, mas é essencial. Dividir as grandes metas em pequenos objetivos já ajuda, pois você tem recompensas com mais frequência. Procure também mudar de ambiente sempre que se sentir desanimado – pode ser um espaço de coworking, um café ou até mesmo trocar de cômodo na sua casa. Mudança traz revitalização.
Além disso, não esqueça da saúde. Alimentação, exercícios, boas noites de sono e uma rotina equilibrada ajudam a deixar o corpo mais disposto. E, claro, insista no trabalho. Mesmo que o estímulo não esteja ali no início, depois que você dá os primeiros passos em alguma atividade fica mais fácil se engajar no trabalho.
O ano recém começou e promete muitas oportunidades para diversos freelancers de diversas áreas. Aproveite essas possibilidades para tornar seu nome ainda mais forte e chegar ainda mais perto de suas metas. Afinal, o conhecimento e as técnicas você já tem; basta se organizar.