Tempo de leitura: 3 minutos
Quando você é seu próprio chefe, pode ser mais difícil de organizar a rotina diária. A liberdade da vida de freelancer exige disciplina para manter o trabalho em foco. Por isso, algumas dicas e pequenos comportamentos podem ajudar a fazer o seu dia render ainda melhor.
Não trabalhe de pijama
Não precisa vestir terno e gravata, mas ficar de pijama vai deixar você com a sensação de que o dia ainda não começou. Por isso, crie uma rotina: troque o pijama por outra roupa, tome um café, leia o jornal, saia para passear com o cachorro, invista em atividades que sinalizam o momento em que você entrou no “modo trabalho”.
Planeje o dia
O planejamento é importante para qualquer profissional. Mas o freelancer precisa lidar também com circunstâncias relacionadas ao dia a dia da casa, a rotina das outras pessoas, compromissos, limpeza etc. Assim, o ideal é planejar as tarefas com antecedência – de preferência na noite anterior – para dar tempo de acomodar os jobs sem que alguma atividade acabe atropelando a produtividade.
Faça as tarefas difíceis primeiro
Já que estamos falando de planejamento, organize-se para começar o trabalho com o job mais complicado: você está mais disposto, mais focado e, quando terminar, terá um dia mais tranquilo e agradável pela frente.
Faça exercícios
É muito fácil arranjar desculpas no meio da rotina para não se exercitar, principalmente com a pauta apertada e os eventos de final de ano chegando (amigo secreto, festas de família, viagens), mas é uma questão de saúde. Além disso, a prática de exercícios alivia o estresse, melhora a produtividade e aumenta a sensação de bem-estar. Procure exercícios simples e fáceis de executar: meditação, alongamento, caminhada, esse tipo de atividade.
Crie pequenas recompensas
Netflix, lanches, televisão, videogames, cervejas e vinhos, redes sociais, internet: a vida de freelancer tem muitas tentações. Uma forma eficiente de lidar com elas é criar pequenas recompensas no dia a dia. Por exemplo, dedique-se a trabalhar um número X de horas em um projeto sem nenhuma distração e, ao final, permita-se assistir a um episódio de alguma série na Netflix (ou sair para dar uma volta, ou ler alguma coisa). Depois, volte para o trabalho. Dessa forma, você não fica preso no lazer e consegue aproveitar os benefícios de ser um freelancer.
Sincronize sua agenda com a das outras pessoas da casa
Para evitar interrupções imprevistas, organize sua agenda levando em consideração também as atividades de quem mora junto com você. O horário de levar/buscar as crianças no colégio, o expediente do seu marido/esposa, a rotina de levar o cachorro para passear, todos esses eventos acabam mexendo também com o seu dia a dia. Ao sincronizar as suas tarefas com as dos outros, você consegue colocar os seus jobs sempre como prioridade. Por exemplo, organizar um horário de trabalho semelhante ao de quem mora junto com você (e não é freelancer) mantém o ambiente produtivo, diminuindo as distrações e interrupções nos momentos em que é preciso estar focado, além de facilitar a convivência social. Você vai descobrir que até mesmo ajuda a criar sua própria rotina.
Essas são algumas dicas para aproveitar a liberdade da vida de freelancer sem deixar a produtividade sofrer. Com um pouco de disciplina e organização, você consegue utilizar essas pequenas mudanças fazer o seu tempo render mais. Nada como um bom dia de trabalho para fazer bons trabalhos.