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O cliente sempre tem razão? Provavelmente você vai responder que não, porque afirmar isso já não serve mais. Sempre dar voz ao cliente, no seu caso, pode significar trabalhar a mais e levar prejuízo, porque ele vai, em todas as vezes, pensar em si mesmo. Para a parceria ser justa e dar certo para ambos, aprenda a educar seus clientes. Comece pela leitura deste artigo.
Fale a linguagem do cliente
Para que o cliente entenda exatamente a sua parte no trabalho, isto é, como você vai desenvolver o seu serviço, fale a linguagem dele. Utilize termos fáceis de entender, para que ele saiba o que esperar de você, sempre com palavras que leigos compreendam.
Os termos técnicos devem estar restritos ao seu trabalho, não à apresentação da oferta, assim vocês dois vão estar alinhados quanto às expectativas do projeto. Não fale com palavras difíceis para mostrar que entende do assunto, mostre isso com seu portfólio e uma boa proposta.
Foque no que realmente interessa
Apostar na objetividade também é uma ótima forma de educar seus clientes. Isso porque você mantém a mesma proposta de alinhamento que citamos no tópico anterior, com foco no que realmente interessa: como será feito o serviço, prazo de entrega e preço para a sua execução.
Mostrar detalhes técnicos, querer falar demais para mostrar sua competência, entre outros, pode atrapalhar o entendimento do seu job e gerar expectativas diferentes no cliente. De novo, prefira exibir sua capacidade no portfólio e na elaboração de uma boa proposta.
Apresente soluções, sempre
Você também não só pode como deve educar o cliente por meio da apresentação de soluções para o seu problema. Como citamos, de forma direta e objetiva, com palavras de fácil entendimento, para que ele entenda exatamente tudo o que você quer que ele entenda.
O cliente forneceu, por exemplo, um problema em forma de anúncio na plataforma 99Freelas, e é seu papel como candidato apresentar soluções para esse problema, com o seu trabalho. Não venha com mais problemas, não procure complicar o que o cliente precisa descomplicar.
É claro que você poderá enviar perguntas para fazer uma proposta adequada ao que ele precisa, mas sempre com foco na resolução de problemas. Isso vai levar você longe e vai educar o cliente quanto ao que você vai fazer.
Forneça um atendimento de qualidade
Para finalizar, por quaisquer canais de comunicação com o cliente, sempre forneça um atendimento de qualidade. Você poderá ser firme em alguns momentos, principalmente se alguma oferta dele não favorecer o seu trabalho, mas trate-o sempre com respeito e cortesia.
Nunca esqueça que firmeza está longe de tratar alguém com grosseria! Você jamais poderá tratar um cliente dessa forma. Sempre o atenda o quanto antes for possível, com cordialidade e com o intuito de esclarecer as dúvidas do cliente. E coloque-se à disposição para mais esclarecimentos se necessário.
Aqui é importante que você, sempre com respeito, estabeleça limites, principalmente porque clientes podem achar que freelancers não têm folga e podem atendê-los em qualquer dia e horário. Eduque-os e isso não acontecerá.