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O trabalho do freelancer vai muito além do job propriamente dito. Exige habilidades de organização, gerenciamento, negociação, atendimento e muito mais – por isso, alguns freelancers acabam colocando essas questões em segundo plano, o que pode resultar em dificuldades mais à frente.
Não fazer backup das informações
O mundo digital é cheio de imprevistos. Uma batida sem querer, um copo de água derramado acidentalmente, um superaquecimento e o seu equipamento pode decidir deixar você na mão, junto com todos os arquivos que estavam salvos ali.
Lembre-se: informações são o que você tem de mais valioso. Perder todas elas (ou a maioria) é uma tragédia de proporções bíblicas, e uma que pode ser evitada se você simplesmente fizer backup dos seus dados. Mesmo que o seu home office não possua a estrutura de uma empresa (que normalmente conta com servidores), um HD externo geralmente dá conta do recado – só não esqueça de mantê-lo em um ambiente adequado.
Outra solução é utilizar serviços na nuvem, como o Dropbox e o Google Drive, que oferecem planos abrangentes (e a indicação de amigos para o serviço muitas vezes evita o custo da assinatura).
Não saber gerenciar seu tempo
Já falamos aqui da técnica Pomodoro, uma forma de incrementar a produtividade durante o tempo de trabalho. Mas é importante que você saiba gerenciar esse tempo. Descubra o horário que melhor funciona para você – manhãs, tardes, noites – e crie uma rotina para que esse espaço de horas seja sempre dedicado ao trabalho.
Exceções aparecem, claro, mas procure seguir fielmente a agenda que você preparou, pois ela faz parte do planejamento do dia. Cada vez que você interrompe o projeto no qual está trabalhando para tratar de uma ou duas coisinhas pequenas, é tempo que precisará ser recuperado mais tarde.
Fique atento às coisas que levam você a procrastinar (redes sociais, motivos para sair da frente do computador, falta de inspiração, ausência de uma meta bem definida etc) e comece a trabalhar conscientemente contra elas. Não é uma tarefa do dia para a noite: você precisa investir pelo menos algumas semanas até se acostumar com os novos hábitos. Mas vai tornar o seu tempo muito mais produtivo.
Prometer coisas que não pode cumprir
É tentador aceitar as ofertas que vão surgindo e que podem dar uma folga no orçamento, mas é desesperador olhar para a lista de projetos e se deparar com mais trabalho do que parece possível lidar.
O ideal é manter sempre um planejamento atualizado. Dessa forma, você tem uma maneira rápida de visualizar o que precisa ser feito e calcular a possibilidade de aceitar novos jobs ou não – não esqueça que, além do trabalho propriamente dito, é preciso manter comunicação com o cliente, gerar relatórios, notas e muito mais.
Uma boa dica é montar uma planilha de prazos e deixar ela em algum lugar visível. São os prazos que determinam o negócio: se a agenda estiver apertada, talvez seja melhor recusar o trabalho. Assim, não corre o risco de entregar algo com cara de feito às pressas.
Se contentar com poucos clientes
Quando o seu ganha pão vem não de salário, mas de clientes, é sempre preciso estar atento. Qualquer desistência de um trabalho contínuo ou perda de job resulta em um baque no seu orçamento. Portanto, o ideal é, mesmo atingindo um número bom de clientes e possíveis clientes, você não se acomode nas prospecções: vá atrás de negócios, veja se consegue encaixar na sua agenda (só não esqueça de não exagerar), e, se for o caso, priorize o melhor cliente (se é o que paga mais ou o mais fácil de trabalhar cabe a você decidir).
É preciso estar sempre alerta para não ser pego de surpresa em algum mês ruim e acabar tendo que apertar o cinto. Saiba dizer “não” quando o volume for grande, mas mantenha as portas sempre abertas para novas oportunidades.
Não se promover
Lembre-se: você é o seu próprio negócio. E, como tal, precisa se promover para conseguir novos trabalhos. Você possui uma presença online forte? Seu portfólio está atualizado? Você dedicou tempo e esforço para criar esse portfólio? Seu site possui depoimentos de clientes satisfeitos? Cria promoções, oferece descontos, mantém o marketing ativo mesmo quando os negócios estão bem?
Tudo isso é essencial porque o seu nome precisa ser reconhecido dentro do mercado. Quando alguém chegar ao seu site ou entrar em contato, essa pessoa tem que confiar naquilo que está vendo. E é necessário construir uma imagem que expresse isso para os possíveis clientes.
Ou seja: invista tempo para que o seu negócio seja bem visto e comentado pelas pessoas. Sim, o trabalho vai ser sempre sua principal ferramenta de vendas – mas, se ninguém souber nada a respeito, como você vai mostrar ele?
Organização e aprendizado tornam a vida de freelancer muito mais tranquilo. Erros acontecem eventualmente, claro, mas desviar de pequenos inconvenientes como esses pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.