Tempo de leitura: 3 minutos
Quando se fala em empreendedorismo, muitos pensam que as pessoas que atuam nessa modalidade são visionárias, corajosas, destemidas e que atuam em espaço físico, geralmente uma loja. Porém, o freelancer também é empreendedor! Leia para conhecer as semelhanças entre as profissões e comprovar.
O que é ser empreendedor
É uma pessoa que trabalha por conta própria, às vezes sozinho e às vezes com funcionários. Se for sozinho, é tanto a força do seu trabalho quanto o proprietário do seu negócio. É alguém que organiza e gerencia toda a sua empresa, bem como assume todos os riscos dela, das suas decisões.
Empreendedor x freelancer
Você conseguiu se enxergar nessa descrição? Se você é freelancer, certamente. Afinal, essas são as características do seu dia a dia, sem tirar nem pôr. Está vendo como você é um empreendedor?
As pessoas têm dificuldade de enxergar o freelancer como empreendedor porque olham os empreendedores como visionários, pessoas corajosas e que investem tempo e dinheiro nas suas atividades, na sua formação. É exatamente isso que o freelancer faz, mas sua modalidade geralmente é incompreendida pelo fato de o freelancer trabalhar em home office.
Por isso, se atua de casa, com roupas confortáveis e horários flexíveis, se pode deixar de trabalhar algumas horas por dia (com planejamento, claro), é alguém que não trabalha, que tem apenas um bico, uma renda extra (às vezes, nem chegam a enxergar o freela dessa forma).
Freelancers que levam o seu trabalho a sério, mesmo que seja em tempo parcial ou nas horas vagas, são empreendedores. Se atuam sem funcionários são empreendedores solo, mas podem se denominar como empreendedores, sim. Se os outros menosprezam o seu trabalho, não faça o mesmo consigo.
Mais características do empreendedor solo
Para comprovar que você é um empreendedor solo, conheça mais características desse profissional:
- faz tudo na sua empresa;
- tem foco em um único negócio ou atividade;
- não perde tempo com logística;
- lida com menos burocracia.
É você, não é? Você não tem funcionários, por isso é o único responsável pelas atividades da sua empresa. Você tem foco em uma atividade apenas, aquela da prestação do seu serviço, mesmo que atue em áreas afins. O seu negócio é único, sem filiais.
Você não perde tempo com logística, porque pode trabalhar de casa ou em um coworking na sua região, e você lida com menos burocracia se puder ser MEI, cuja arrecadação de impostos é facilitada pelo Simples Nacional.
Freelancer é empreendedor desde o início
Portanto, não ache que você somente será empreendedor quando atingir determinado rendimento, certa experiência ou quando puder contratar funcionários. Freelancers são empreendedores desde o início da sua atuação, desde que levem o seu trabalho a sério (mesmo que seja um bico).
E, para que você cada vez mais se caracterize como um empreendedor, não deixe de formalizar a sua empresa. Dessa forma, você vai ter CNPJ, poderá emitir notas fiscais e obter uma série de benefícios e direitos que os empreendedores têm. Não perca mais tempo, leve a sua prestação a empresa. Você é empreendedor, sim!