Tempo de leitura: 3 minutos
Está procurando um redator e não sabe como escolher? Nós do 99Freelas criamos uma lista com algumas características que vão te ajudar a escolher o melhor profissional para seu projeto!
Uma grande parte dos empreendedores, principalmente os que têm negócios on line, vão precisar em certos momentos de um bom redator. Este profissional é quem atua diretamente com a criação de textos, chamadas, artigos mais complexos e tudo o que se refere aos assuntos de comunicação escrita. Ele é de suma importância, principalmente para quem tem blogs, e-commerces e sites em geral. Como nem todos os empreendedores tem talento ou até mesmo tempo para escrever seus textos, o mercado e a demanda por redatores freelancer vem crescendo muito.
Como todo mercado que cresce, nem sempre a qualidade dos profissionais é muito elevada. Para te ajudar a não cair em furadas, nos do 99Frellas vamos te ajudar a definir o que avaliar antes de contratar um redator freelancer. Vamos aos principais itens a serem avaliados:
1. Reputação: um redator que tenha muitos artigos publicados, pode ser uma boa alternativa. Afinal, ele já trabalhou em diferentes projetos, onde provavelmente teve que respeitar prazos e regras. Existem muitas pessoas talentosas entrando no mercado de freelancer, onde você também pode conseguir boas parcerias, mas no geral, avalie muito bem a reputação dos candidatos à vaga.
2. Portfólio: um redator que não tem um portfólio de qualidade, pode não ter muito a agregar para seu negócio. Um portfólio com empresas, sites e blogs pelos quais ele já prestou serviços, podem ser um grande indicador de qualidade, ou da falta dela.
3. Site: hoje podemos afirmar, que é praticamente inadmissível que um redator de qualidade não tenha um site de referência. Apesar de isto fazer parte do item anterior, tratamos do site em separado, afinal é ele a maior referência de qualquer redator e a melhor maneira de este mostrar seu trabalho.
4. Processo de criação: busque saber como o redator cria seus textos, pois isso pode falar muito sobre a qualidade destes. Por exemplo, existem redatores que apenas “editam” algum conteúdo similar que já existe na internet, alterando as palavras apenas. Isso faz com que o plágio tecnicamente não exista, mas faz com que seu site não deixe de ser apenas um replicador do que já existe, não trazendo grande autoridade para ele.
5. Conhecimento em SEO: um redator web que não souber lidar com palavras chave, tags, bullet points ou subtítulos, dificilmente vai criar um conteúdo que será de fato interessante para seu site. Apesar de que cada vez mais, o conteúdo vem se tornando mais relevante do que o SEO, um bom equilíbrio entre ambos, pode ser um grande indicativo de qualidade do redator.
6. Criatividade: Apesar de muitas pessoas acharem que um redator não precisa ser criativo, acreditamos que este profissional precisa sim ter uma boa capacidade de criar algo diferente. Caso contrário, ele apenas irá falar mais do mesmo, com outras palavras. Busque conversar com ele, avaliar seus perfis nas redes sociais e tudo mais que possa indicar este perfil criativo.
7. Gramática: um redator que não “manja” de português, não pode ser um profissional de alta qualidade. Busque ler os textos que ele te enviar, com calma, avaliando se existe concordância, se não existem erros de grafia e se os textos tem uma estrutura completa.
8. Capacidade de se fazer entender: pense nos sites que mais você gosta. Por que você os admira? Acredito que seja por causa de seu conteúdo, não é? Pois bem, um redator que consiga passar uma mensagem de maneira clara e de fácil compreensão, é meio caminho andado para que ele comprove a sua qualidade. Avalie isso nos textos que ele te enviar.
É lógico que cada caso tem suas especificidades, mas com toda a certeza, avaliando estes detalhes, você conseguirá encontrar um redator que pode te oferecer muito mais qualidade!
Pingback: Vale a pena contratar um freelancer para gerenciar as redes sociais?
Pingback: Como publicar um projeto no 99Freelas