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O pós-venda, também conhecido como feedback ou follow-up, é o retorno do cliente sobre o serviço prestado. Você sabia que o pós-venda é muito importante para sua carreira? Saiba o motivo e também como ele pode ser realizado no mercado freelancer.
O pós-venda para o freelancer
Quando se fala em venda, entende-se como um item disponibilizado por uma empresa e adquirido por um cliente. Assim, pode-se fazer o pós-venda, isto é, conhecer a opinião de quem comprou o item para saber o seu nível de satisfação com a compra. Como aplicar o pós-venda no setor freelancer?
Quando você se candidata em uma proposta, você fez uma propaganda do seu serviço, das suas experiências e conhecimentos na profissão. Se o cliente aceitá-lo como vencedor do projeto, você fará a prestação do serviço conforme combinado, até a conclusão e entrega ao contratante. É aí que entra o pós-venda.
Por que é importante realizar o pós-venda
Quando o cliente é obtido por meio de nossa plataforma, pede-se para que ele faça uma avaliação do projeto (na verdade, ambas as partes). Assim, é possível saber a opinião do cliente sobre o serviço prestado e também o que pode ser melhorado.
Se o cliente foi obtido por outros meios, nem sempre, aliás, na maioria das vezes, não se recebe feedback. Ele pode precisar de ajustes no trabalho, sendo assim, pedirá para você realizá-los, mas, se não, você não saberá o que ele achou. Apenas aceitou, mas pode ser que não gostou e não volte a contratá-lo.
O follow-up é muito importante para o freelancer saber a opinião do cliente sobre o seu trabalho e no que ele acha que você pode melhorar (comunicação, profissionalismo, qualidade no serviço prestado, especialização e se voltaria a trabalhar novamente, entre outros quesitos).
Assim, a crítica serve como ponto de melhoria para o seu trabalho, podendo aumentar as suas chances de obter novos serviços e executá-los da melhor forma possível. Sem esse parâmetro, você vai trabalhar sempre da mesma forma, e pode ser que não seja a melhor.
Como fazer o pós-venda
Como citamos, em nossa plataforma há o pedido de avaliação após a conclusão de um projeto. Contudo, se o cliente chegou a você por outros meios, há algumas maneiras de você praticar o pós-venda. Veja como a seguir:
- peça feedback, ou seja, solicite ao cliente que faça a gentileza de avaliar o seu trabalho. Peça para ele ser o mais sincero e específico possível em seus comentários, sejam eles positivos ou negativos;
- atente-se aos pedidos do cliente: ouça as suas necessidades desde a descrição do projeto. Anote todas as suas preferências e atente-se o máximo possível para executá-las. Ao pedir feedback, questione se as expectativas foram atendidas; se não, em que ponto;
- procure construir um relacionamento com o cliente: é bastante interessante construir e manter um bom relacionamento com o cliente, para que haja portas abertas para a sinceridade e o recebimento de críticas, principalmente por conta do freelancer. Essa proximidade da pessoa com o profissional gera confiança.
É hora de elaborar as suas estratégias de pós-venda!