Tempo de leitura: 2 minutos
Como você deve imaginar, por conta dos benefícios que a 99Freelas oferece, pode haver grande concorrência em anúncios na plataforma. Mas isso não é problema se você tiver um perfil interessante, que chame a atenção dos clientes. Confira dicas para montar o seu perfil na 99Freelas.
Semelhante ao currículo, só que não
Primeiramente, entenda que currículo e perfil na plataforma são diferentes. Até porque o currículo começa com as informações de contato, e você não vai informá-las. Afinal, todo contato deve ser feito pela plataforma, para que a 99Freelas possa ajudar você nessa intermediação com o cliente.
Assim, foque na exibição da sua experiência desejada no cargo pretendido, em depoimentos, referências e avaliações de clientes, nos seus conhecimentos e nas suas habilidades adquiridas para exercer a função com qualidade. Mostre que você é capaz de resolver problemas, como nenhum outro freelancer é.
Fale das suas competências técnicas e comportamentais
E como você poderá mostrar, resumidamente, que é capaz de fazer isso? Apresentando suas competências técnicas e comportamentais.
Fale no que você é bom, de preferência com certificações nas competências técnicas. Assim você poderá provar que se capacitou naqueles cursos que mencionou, pela apresentação do certificado de conclusão do curso.
Quanto às competências comportamentais, fale sinceramente sobre como você age em sua vida profissional. Liste as suas qualidades, como pontualidade no cumprimento dos prazos, resiliência, facilidade de comunicação, etc. Novamente: fale com sinceridade, não coloque competências que você não possui, porque isso poderá agir de modo contrário.
Em todo o seu perfil, mas especialmente nesse tópico, seja objetivo e sempre fale somente a verdade. insira informações relevantes e interessantes, que possam fazer a diferença no momento de você ser avaliado junto a outros freelancers.
Preencha o perfil de forma completa
Para finalizar, não deixe de preencher nenhum campo do perfil da 99Freelas. Essa plataforma trabalha com os campos para preenchimento, o que facilita bastante a elaboração do perfil. E deixar de preencher um campo significa menos chances, em comparação com quem preencheu todos.
Comece informando o seu nome completo e siga para o seu nickname (apelido), que vai aparecer na URL do seu perfil. Cuidado ao escolhê-lo, porque o apelido só pode ser preenchido uma vez. Agora você vai colocar o seu título profissional, isto é, a sua função exercida como freelancer.
Em “Conte-nos sobre você”, coloque as dicas do primeiro tópico. Atente-se para que sejam informações relevantes, pois elas aparecerão para clientes que selecionaram a opção de buscar freelancers e convida-los para os seus projetos.
Você vai continuar essa explanação do primeiro tópico em “Resuma a sua experiência profissional”, e aqui vai informar somente os trabalhos exercidos na área do cliente. Em áreas diversas não mostra que você é especialista.
Preencha as áreas de interesse, que são aquelas que vão gerar alertas de novas vagas para você, e finalize preenchendo as habilidades sugeridas no segundo tópico. Revise tudo, salve e você está pronto para conquistar trabalhos!