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Você não precisa ser especialista em estratégias de negociação com o cliente, porém existem algumas situações que não devem ser mencionadas para ele no primeiro contato, sob o risco de você perder o trabalho. Quer saber quais são elas? Leia e descubra.
A palavra “não” é bastante pesada
Por conta do seu poder de negação, a palavra “não” é bastante pesada e pode prejudicar o fechamento do seu negócio se você utilizá-la em situações como:
- não sei;
- não tenho;
- não posso;
- não consigo.
Obviamente poderíamos ir longe neste tópico, mas com certeza foi possível mostrar como você pode perder o cliente por essas situações negativas mencionadas. Tente contornar a negação com outras palavras, esforçando-se para conseguir o que o cliente quer (e aproveitando para desenvolver conhecimentos e estratégias de negociação).
Dizer que o cliente precisa fazer alguma coisa
Quando o cliente contrata um freelancer para realizar o serviço, ele está entregando a tarefa porque não pode fazê-la. Ele precisa resolver suas demandas, então qualquer coisa que você o mande fazer não vai causar boa impressão.
Execute todo o trabalho conforme foi combinado durante a negociação.
Informar que o cliente está enganado
É claro que nem sempre o cliente tem razão, isso já está ultrapassado. Porém, informar ao cliente que ele errou, se enganou ou não entendeu bem é péssimo e não deve ser dito no primeiro contato e nem nunca!
A alternativa é passar novamente a informação, dizendo que talvez você não tenha se expressado bem, mas que agora vai tentar de novo explicar a situação. Jamais deixe o cliente achar que ele é “burro” ou algo assim.
Não apresentar soluções
Durante uma ótima negociação com o cliente, você se deparou com algo que não é da sua alçada. E agora, você vai perder esse job? Se não apresentar soluções, com certeza. Mas, se você perceber que vale a pena ir adiante, busque a resolução daquele problema.
Sem dúvida, o cliente vai perceber que você se esforçou e vai recompensá-lo com a contratação do seu serviço. Mas não se vanglorie dessa conquista, faça-o perceber que você o atendeu e deixe por conta dele.
Atenção à saudação pessoal
Para finalizar, outra coisa que você nunca deve dizer ao cliente, porque vocês não têm um relacionamento pessoal, muito menos de amizade. Evite chamá-lo de campeão, irmão, bem, amor, querido, patrão, chefe, amigo, etc.
A lista poderia ser longa! Para promover aproximação com o cliente, algumas pessoas o chamam com esses apelidos nada amigáveis em uma relação profissional. O contato com ele vai ser o primeiro e último, porque depois dessa falta de profissionalismo você não terá outra chance.
O que você não vai falar a partir de agora?