Tempo de leitura: 3 minutos
São várias e várias propostas diariamente lançadas por freelancers, todos os dias, em plataformas de projetos e outros meios de comunicação. Como saber qual é o candidato ideal, aquele que fará o trabalho que você precisa, com qualidade e entrega no prazo? Confira para descobrir.
Fale em detalhes sobre a sua necessidade
Sim, pode parecer estranho, mas começamos por você, e não pelo freelancer. Se você falar detalhadamente sobre o que precisa, tem mais chances de encontrar o candidato ideal. Afinal, espera-se que somente pessoas capacitadas para o projeto se candidatem a ele.
Sendo assim, leve em consideração os candidatos que se mostrarem capazes de realizar o serviço, que se expressem bem sobre suas qualificações e experiências.
Em seguida, você deverá avaliar quais propostas se encaixam ao seu orçamento e ao tempo disponível para a execução do projeto. Às vezes, você pode encontrar o candidato ideal, mas ele cobra muito alto ou não consegue entregar o serviço em tempo.
Avalie as formas de comunicação
Tão importante quanto as qualificações e experiências, o preço e o prazo de entrega, é a forma de comunicação. Você pode precisar contatar o freelancer e vice-versa, aliás, é recomendável que isso aconteça diversas vezes durante a execução do projeto, para esclarecimento de dúvidas e sobre o andamento do trabalho, e a falta (ou atraso) de comunicação é altamente prejudicial.
Portanto, se a pessoa não se mostrar disposta a comunicar-se regularmente com você, fique atento. Como vocês trabalharão em espaços geográficos diferentes e não se conhecem, é fundamental que haja comunicação frequente.
Peça referências e recomendações
Se você costuma procurar por freelancer em nossa plataforma, sabe que há um espaço dedicado a recomendações e depoimentos no perfil do freela. Porém, em outros meios de pesquisa pode não haver essa facilidade, então sugerimos que você solicite referências e recomendações sobre o serviço dele.
Afinal, como citamos, vocês não se conhecem, você não conhece o trabalho dele, mas o aval de outra pessoa pode fazer toda a diferença.
Converse sobras formas e prazos de pagamento
Mais uma vez: se você trabalha pela nossa plataforma, sabe que intermediamos todo tipo de pagamento e que é um método seguro para ambas as partes. O freelancer só receberá o valor após a sua aprovação, então é uma garantia de que você recebeu um bom trabalho.
Porém, se você trabalha por outros meios de comunicação, talvez não tenha essa segurança nem a intermediação do pagamento. O que fazer?
Sugerimos que faça um Contrato de Prestação de Serviços, que deverá ser assinado por ambas as partes. Assim, se houver algum problema no que foi acordado, a parte prejudicada poderá cobrar da outra, até mesmo na Justiça de Pequenas Causas.
Caso o freela se recuse a assinar, fique atento também. Afinal, ele pode executar um bom serviço, pode ter recomendações, experiências e certificações, mas pode trazer incômodos quanto ao pagamento.
São diversos quesitos que você deve levar em consideração na hora de contratar um freelancer, mas citamos os principais. Esperamos que você tenha sorte em sua busca!