Tempo de leitura: 3 minutos
A permuta é algo que acontece desde os primórdios das negociações. Você já trabalhou dessa forma alguma vez? Já pensou em receber um benefício como meio de pagamento? Se a permuta é novidade para você, leia para conhecer sobre o assunto!
O que é permuta?
É uma forma de negociação que não envolve troca monetária entre os envolvidos. Sendo assim, você pode receber um produto ou serviço em troca da realização de um job, e vice-versa. Antigamente, a permuta era conhecida como escambo.
Por que fazer permuta
Quando realizada com segurança, a permuta de serviços pode ser bastante interessante. Afinal, as duas partes envolvidas irão receber produtos ou serviços do seu interesse.
Se você deseja um serviço, porém não tem condições de pagar por ele no momento, pode oferecer um produto ou serviço em troca, como pagamento. Não há capital envolvido, mas houve a quitação do que você recebeu.
Quando vale a pena fazer permuta
A permuta pode ser feita de vez em quando, se a moeda de troca por interessante a ambos. Contudo, é claro que é algo que não pode ser feito a todo momento, em todas as situações, porque você precisa pagar os seus boletos e honrar com seus compromissos.
Por mais que seja atrativo fazer permuta, isso não é aceito pelas empresas de água, energia, telefone, internet e gás, por exemplo, então deve ser analisada a sua valia, porque é um serviço que você vai fazer, mas que não vai gerar dinheiro.
Sendo assim, a resposta para a pergunta que inicia o tópico é: quando for interessante para as duas partes.
Por exemplo, se você trabalha com gerenciamento de mídias digitais para uma loja de departamentos, o seu pagamento mensal pode ser um vale-compras para ser gasto nesse comércio. Você não vai receber dinheiro, mas não precisará arcar com os custos desses produtos, então pode ser interessante.
A permuta também pode ser válida entre amigos ou familiares. Afinal, muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao cobrar serviços dos seus amigos, então acabam fazendo o job de graça ou com um preço bem abaixo do praticado. Com a permuta, você recebe de forma justa.
Para finalizar, a permuta pode ser a solução para pessoas que não têm muita experiência no seu segmento de atuação. Assim, você fará serviços em troca de outros produtos ou serviços, sem correr o risco de ser explorado por ter pouca ou nenhuma experiência.
Exemplos de permuta existentes
Você pode não estar familiarizado com o termo, mas a permuta é usual entre:
- empresas e influenciadores digitais;
- pessoas que trabalham no mesmo lugar e residem próximas umas às outras (carona compartilhada);
- check-in em estabelecimentos comerciais, em troca de wi-fi grátis.
A permuta, segundo especialistas, é uma tendência que pode passar a valer mais do que dinheiro. Afinal, estamos falando de valores, e não de preços. E como a experiência do consumidor é algo muito analisado nos últimos tempos, pode ser altamente válido para muitas pessoas. É algo que você vai aceitar?