Tempo de leitura: 3 minutos
Você já ouviu falar em análise SWOT? Se ainda não, deve estar se perguntando o que é, já que o título deste artigo dá a entender que é algo que pode ajudar sua carreira. Então, vamos lá, análise SWOT é o tema de hoje!
O que é análise SWOT?
Sem mais delongas, SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Em nosso país, também é conhecida por análise FOFA, apenas com a alternância de ordem das siglas.
O que SWOT significa você já sabe, mas agora vamos ao significado de análise SWOT.
É um método de planejamento estratégico para descobrir quais são as suas ameaças, oportunidades, forças e fraquezas. Assim, não se estuda somente o interno (a sua empresa), mas também o externo (o mercado, a concorrência).
Como a análise SWOT pode ajudar minha carreira
No caso dos freelancers, geralmente é feita uma análise SWOT em cima da pessoa, já que é ela que conduz a empresa. Se o freela melhorar como profissional, de acordo com sua FOFA, ele também vai melhorar o seu negócio.
Assim, a análise SWOT vai identificar as suas habilidades e competências, e também as habilidades e competências do mercado. O freela conhecerá pontos de melhoria, mas também quesitos em que ele está bem, assim como fatores em que o mercado está melhor e que ele tem desvantagem.
Com a análise SWOT, você poderá conhecer a fundo a sua empresa. Muitas pessoas acham que conhecem, mas, se forem estudar sua FOFA, não saberão dizer seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças. Assim, qualquer problema pode derrubar a sua empresa.
Quanto mais se estuda a SWOT, mais chances de sucesso você tem. Afinal, você sabe o que precisa melhorar e o que tem de bom, sempre se comparando à concorrência e ao mercado, certo? Não podemos viver em bolhas, somos sociedade, então precisamos ter um ponto de comparação, porque o externo afeta o interno, e vice-versa.
Exemplo de SWOT
Se você gostaria de fazer análise SWOT do seu negócio, porque entendeu a importância dele para o sucesso da sua empresa, veja um exemplo abaixo:
- Forças: bom portfólio, diversos cursos na área, muita experiência no segmento;
- Fraquezas: insegurança, dificuldade de negociação, baixa flexibilidade;
- Ameaças: concorrência elevada, baixos preços praticados pelos outros freelancers do segmento;
- Oportunidades: fortalecimento de networking por conta da pandemia, boa reserva financeira, segmento de atuação bastante aquecido.
A partir do preenchimento dos seus fatores FOFA você irá traçar planos de ação. Como você percebeu, nós temos tanto pontos positivos quanto negativos nos quesitos interno e externo, e após o preenchimento dos quadrantes você deverá determinar que atitudes tomar.
Mas, atenção: a análise SWOT não serve apenas para identificar pontos de melhoria nas fraquezas e ameaças, porque você não pode se sentir seguro demais nas forças e oportunidades. Se for assim, você corre o risco de ficar atrás dos freelancers que tomaram ações para melhoria, ok? Nunca estacione, sempre se mantenha atualizado. É hora de fazer a sua FOFA!