Tempo de leitura: 2 minutos
Foi-se o tempo em que a mudança de carreira era algo restrito aos jovens. Se você tem mais de cinquenta anos e gostaria de fazer uma transição profissional, leia este artigo. Ele é para você!
Qualidade de vida é tudo
Sabe por que é importante fazer uma transição de carreira, independentemente da idade? Porque hoje é imprescindível buscar qualidade de vida, é algo necessário para todas as pessoas.
Estamos vivendo mais, portanto é preciso viver melhor, aproveitar esses anos a mais que as pessoas estão tendo a oportunidade de viver. E isso contempla todas as esferas da nossa vida, inclusive a profissional, porque é onde gastamos a maior parte das nossas horas diárias.
Como mudar de carreira depois dos cinquenta anos
Geralmente, depois dos cinquenta anos as pessoas começam a desacelerar na profissão, elas desejam trabalhar com menos correria e mais tranquilidade. É por isso que muitas relutam em fazer transição de carreira com essa idade, mas é algo totalmente aceitável e recomendável.
Se alguém não está feliz no seu trabalho, deve mudar a situação assim que possível, a seu favor. Afinal, todos os dias surgem oportunidades para nós, e devemos estar atentos para enxergá-las. Sempre busque a melhoria para você.
Agora, a pergunta que você deve estar se fazendo é: como mudar carreira depois dos cinquenta anos?
É certo que pode ser um pouco mais complicado fazer essa transição, porém é totalmente possível. Você deve fazer tudo no seu tempo, devagar e com muito planejamento, para não sofrer com atos precipitados.
Primeiramente, analise quais são as suas opções de carreira. Recomendamos que você veja se é possível trabalhar em home office após a transição, porque você vai aproveitar os benefícios da flexibilização da jornada, podendo trabalhar de casa.
Em seguida, prepare-se financeiramente. Isso é importante porque provavelmente você não vai receber os mesmos rendimentos do trabalho anterior, pelo menos por um tempo, porém os boletos vão chegar da mesma forma! Se possível, reserve uma renda para seis meses a um ano.
A idade pode ser o seu diferencial
E não se esqueça de que você já trabalha há muitos anos, então tem experiência de sobra no mercado, mesmo que seja em uma área diferente da sua. Esse pode ser um belo diferencial, além de que pessoas de mais idade são maduras, comprometidas, responsáveis e pacientes.
Sendo assim, se você tem cinquenta anos ou mais e deseja fazer uma transição de carreira, sinta-se encorajado por nós. É possível, sim!