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Você sente dificuldade na hora de negociar com um cliente? Gostaria de ser mais assertivo em suas negociações? Sente que já perdeu clientes por não saber negociar bem? Com as nossas dicas de negociação, você poderá mudar os seus resultados. Veja quais são elas!
Passe a melhor primeira impressão possível
Desde o primeiro contato, passe a melhor impressão possível. Afinal, você está sendo avaliado o tempo todo! O cliente não vai começar a notar você somente quando souber o preço do seu serviço, porque tudo conta, principalmente o atendimento.
Se você não passar uma boa impressão desde o começo, de nada adianta ter excelentes técnicas de negociação. Você já perdeu o cliente!
Seja firme, mas flexível
Pode parecer confuso e até contraditório, mas é isso mesmo: em uma técnica de negociação, você precisa ser firme, mas ao mesmo tempo flexível. Como assim?
Seja firme nos seus valores e em pontos os quais você considera fundamentais. Se você não está disposto a abrir mão de algo, não abra! Você pode abrir de outras coisas, e é aí que entra a questão de ser flexível.
Se você achar que vale a pena flexibilizar algum quesito para não perder o cliente, então faça isso. Modere firmeza com flexibilidade e você poderá ganhar a negociação.
Aprimore sua capacidade de improvisar
Ao chegar em um momento crucial da conversa, por exemplo na negociação do preço, talvez seja interessante você aprimorar sua capacidade de improvisação. Você pode fornecer um desconto, mas também opções de parcelamento, uma entrega adicional, um bônus, etc. Seja criativo para não perder, nem sair no prejuízo.
A improvisação não deve ser tão improviso assim, porque você precisa avaliar o que conta como vantagem para você, tenha isso em mente. Não faça de tudo para fechar, pois às vezes você trabalha de graça.
Pratique um preço justo
Ah, algo de que não falamos ainda, mas é essencial na sua negociação: oferecer um preço justo. Se você cobrar um preço muito acima do que o praticado pela concorrência, de nada adianta ter habilidades de negociação.
O seu preço precisa ser competitivo! Você pode ter diferenciais, é claro, mas isso não quer dizer que deve cobrar muito a mais do que os outros freelancers cobram. Um pouco a mais é justo, claro, mas não esteja muito acima da média para não se prejudicar.
Estude possíveis objeções
Como citamos há pouco, em uma negociação você pode improvisar para ganhar, mas deve saber exatamente o que é ou não vantagem para você. Isso pode ser feito por meio do estudo de possíveis objeções.
Por exemplo: o cliente pode reclamar do preço cobrado. Como você pode contornar a situação? Se for baixar o valor, até quanto você pode sem que haja prejuízo? Se for parcelar o total, em quantas parcelas fica interessante para você, sem juros?
Faça isso com diversas objeções, assim você estará preparado e sempre um passo à frente do cliente. E não se preocupe: quanto mais negociações você fizer, mais experiência ganhará, e melhor vai ficar. O tempo vai ensinar!