Tempo de leitura: 3 minutos
Elaborar uma proposta de trabalho que realmente convença o cliente é uma das missões do bom freelancer. E a boa notícia é que isso não precisa ser um monstro no dia a dia. Com algumas dicas básicas, é fácil não se perder nessa hora.
No universo freelancer, a proposta de trabalho é o seu cartão de visitas – e, convenhamos, ninguém gosta de cartão de visita sem brilho! Se você já se pegou pensando “será que falta algo na minha proposta?”, este artigo é pra você. 7
Fique ligado, elabore as melhores propostas de trabalho freelancer e brilhe com os seus futuros clientes. A propósito, a 99Freelas está sempre pronta para ser a sua parceira de sucesso nessa jornada!
Dica 1 – Entenda o cliente
Antes de mais nada, entenda quem é o seu cliente. Como ele age nas redes sociais, quais são os seus valores, quais projetos ele desenvolveu anteriormente? Cada uma dessas informações pode ajudar na formulação da proposta freelancer.
A comunicação dele é mais jovial? Siga essa linha. Ou costuma ter uma linguagem mais tradicional? Vai nessa?!
Uma proposta para, digamos, um estúdio de tatuagem certamente precisa de características distintas de um outro para um escritório de contabilidade. Entenda quem é o cliente e qual é a melhor estratégia de comunicação para a proposta.
Dica 2 – Escopo do job claro e conciso
Antes de mais nada, essa não é hora de suposições ou “achismos”. Seja específico e detalhado ao descrever as entregas, funcionalidades e objetivos. Imagine que você está contando uma boa história e não deixe capítulos vagos.
Especifique o que será feito, quais ferramentas serão utilizadas e quais etapas serão realizadas. Dessa forma, o cliente já visualiza o resultado e evita surpresas no final (tanto para o cliente quanto para você). Uma proposta bem definida demonstra profissionalismo e organização, características que o mercado valoriza e incentiva.
Dica 3 – Prazos e cronogramas sempre realistas
Nunca prometa o impossível! Definir prazos é, para freelancers, crucial. Informe datas de início, marcos intermediários e a data final para entrega do projeto. Lembre-se: ser realista evita o estresse de última hora e demonstra comprometimento com a qualidade do trabalho.
Deixe um espaço para ajustes e replanejamentos. Um cronograma bem feito passa confiança e, de quebra, ajuda o cliente a entender o ritmo do seu trabalho, mostrando que você é o parceiro ideal para cumprir com o combinado.
Dica 4 – Diferenciais e experiência em evidência
Coloque-se no lugar de um possível cliente e pergunte-se: por que ele contrataria um freela (que neste caso é você)? Ora, é justo neste momento destacar o que você tem de diferenciais, quais são as suas experiências e expertises.
Liste suas qualificações, cases de sucesso, projetos anteriores e, principalmente, aquilo que te destaca no mercado. Cada detalhe pode ser o ponto decisivo para conquistar um novo cliente.
Relacione experiências que estejam alinhadas com as necessidades do projeto e mostre que você está sempre atualizado com as tendências do mercado. Essa seção não só valoriza seu perfil, mas também reforça a ideia de que você está pronto para transformar desafios em grandes oportunidades.
Dica 5 – Não vacile no português
Notou que tem um erro aqui em cima na palavra “vacile”? Ainda bem que essa não é a sua proposta!!! Erros de ortografia, de gramática ou de concordância podem soar como falta de comprometimento ou até de qualidade de trabalho.
Revise, revise, e, depois, dê uma última revisada na proposta. Isso evita “sujeiras” na linguagem que fazem toda a diferença na decisão do potencial cliente em fechar ou não um contrato com o freelancer.
Dica 6 – Esteja sempre por perto
Imagine que você conseguiu chamar a atenção do cliente, mas na “hora H” ele não consegue te encontrar. Fica fácil para ele pular para uma outra proposta na qual o contato com o freela esteja mais à mão.
Fique sempre à disposição para tirar dúvidas e ajustar detalhes, se necessário. Depois, prepare-se para brilhar!