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A boa notícia desse conteúdo é que há sim como lidar com os imprevistos sem atrasar os jobs. A má notícia é que uma hora ou outra você vai ter que usar as dicas que estão por aqui.
Para começar, é importante ter bem claro na cabeça que para um bom profissional freelancer os prazos são sagrados. Simples assim: prometeu uma entrega no dia tal, tem que cumprir. Mas aí surge uma situação não planejada para atrapalhar a nossa agenda. E aí?
Saber contornar essas situações é um passo decisivo para a criação de uma boa reputação e para o sucesso como profissional independente.
Como fazer isso? Se liga nas dicas!!!
Dica 1 – Sem sobrecarga
Você está estudando projetos na 99Freelas? Então fique atendo aos prazos de entrega. Não caia na tentação de fazer uma proposta sabendo que ela o irá sobrecarregar.
Sabe aquele momento em que você pensa “se eu passar uma madrugada acordado dá para fazer”. Bom… Talvez até dê, mas isso pode prejudicar a qualidade da entrega e, ainda pior, se pintar um imprevisto o prazo inevitavelmente vai estar comprometido.
Não se sobrecarregue. Isso gera stress e ansiedade, que comprometem tanto a qualidade do trabalho quanto da nossa vida pessoal. Saber trabalhar de forma mais tranquila, com mais calma, é um caminho mais seguro para se tornar um bom profissional.
Dica 2 – Mantenha os pés no chão
Ao aceitar um projeto, estabeleça prazos realistas. Adote uma abordagem conservadora ao estimar o tempo necessário para concluir o trabalho. Assim, você terá tempo suficiente para fazer a melhor entrega, mesmo que haja um imprevisto no caminho.
Se você superar um prazo, maravilha! O cliente ficará satisfeito por receber o trabalho antes do esperado, o que é um ponto extra para a sua reputação.
Dica 3 – Negocie de forma aberta
Não é incomum encontrar clientes que “empurram” prazos excessivamente apertados para o freela. Afinal, vai que você topa, né?
Ninguém é máquina e, se isso acontecer, é hora de uma conversa franca com o contratante. Aponte para ele as dificuldades que o prazo apertado impõe. Comunique-se de forma clara com o cliente e aponte a possibilidade de um imprevisto aparecer.
Caso vocês, em conjunto, decidirem ir em frente mesmo com o prazo apertado, é hora de pensar em aumentar o valor da sua remuneração.
Dica 4 – Ih, deu ruim!
Outra situação que exige uma comunicação assertiva é quando o projeto já está em andamento, tudo vai bem, e aí aparece o tal do imprevisto. Mais uma vez, a solução é mostrar de forma clara ao cliente que o prazo está comprometido e encontrar uma nova estimativa de conclusão.
A maioria dos clientes aprecia a comunicação proativa e a disposição de resolver problemas em conjunto. No fim das contas, o que poderia ser um enorme problema pode se transformar em um fortalecimento do relacionamento freelancer-cliente.
Dica 5 – Reserva de Tempo de Contingência
Na hora de preparar um cronograma de trabalho, reserve um tempo de contingência. Isso é, deixe uma parte do dia, ou da semana, para lidar com possíveis problemas. Essa margem de tempo extra é como um amortecedor, permitindo que você resolva problemas sem atrasar os prazos principais.
Mesmo que novos jobs estejam aparecendo, não caia na tentação de preencher seu cronograma até o limite. Uma reserva de tempo pode ser a grande diferença entre um enorme problema com imprevistos ou uma vida como freela mais tranquila.
No fim das contas, provavelmente o imprevisto não vai aparecer e vai ser possível ver um filme, conversar com amigos ou fazer qualquer coisa que você curta. Afinal, vida de freelancer não tem que ser exclusivamente para o trabalho, né?