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Uma das facetas da vida do freelancer é estar sempre em busca de mais e melhores clientes. Se você já tem um perfil de excelência na 99Freelas, já está bem mais perto de atingir esse objetivo, mas ainda não chegou lá. É preciso também conhecer como criar uma proposta comercial completa.
O problema é que esse é um assunto que levanta muitas dúvidas e erros são comuns na hora de preparar essa apresentação. As mais diversas oportunidades podem estar sendo perdidas por um ou outro erro na formulação da proposta comercial.
Para que isso não aconteça com você e para que não restem dúvidas sobre o assunto, preparamos esse guia completo. Saiba de um a vez por todas passo a passo como criar uma proposta comercial completa e matadora na busca por clientes.
O que é a proposta comercial
Esse é um documento que serve como carta de apresentação do freelancer para um potencial cliente. Assim, uma boa proposta comercial deve deixar claras as habilidades e a competência do profissional.
No entanto, dá para ir além. Além de uma apresentação clara do freela, a proposta também precisa de um aspecto profissional e conter elementos que possam seduzir o cliente. Ou seja, entenda esse documento também como uma peça de marketing.
Em outras palavras, a proposta comercial perfeita é aquela que pode convencer um potencial cliente a contratar. Para chegar a esse objetivo, confira as dicas abaixo.
Pesquise, estude, conquiste!
Antes de criar sua proposta, mergulhe no universo do seu cliente. Quais são seus desafios? Quais são seus objetivos? Essa é a chave para uma proposta comercial que não apenas atende às necessidades, mas também mostra que você é a pessoa certa para o trabalho.
Quanto mais você souber, melhor será sua proposta.
Palavras devem encantar
Não deixe de colocar o poder das palavras a favor da sua proposta comercial. Ela não é uma simples lista de serviço, mas sim uma história envolvente. Use uma redação persuasiva, destaque seus pontos fortes e mostre como sua experiência pode transformar os desafios do cliente em oportunidades.
Lembre-se, quando elaboramos uma proposta comercial, não estamos apenas vendendo serviços, estamos contando uma história e, é claro, ela precisa ser impecável e envolvente.
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar
Em relação aos números, precisamos ser realistas. Estabeleça um orçamento justo que reflita sua expertise e, ao mesmo tempo, seja atraente para o cliente. Valores muito altos espantam clientes, mas preço excessivamente baixo não condizem com a qualidade do seu trabalho. A palavra-chave na precificação é equilíbrio.
E não se esqueça dos prazos. Seja claro e realista sobre o tempo que levará para entregar resultados incríveis. Tempos muito curtos podem levar a um trabalho apressado, e isso pode comprometer a qualidade final do serviço.
Não se esqueça também de reservar um tempo para a revisão final do projeto. Lembre-se, não adianta ter uma proposta atraente se você não vai conseguir entregar o melhor resultado lá na frente.
O design é seu parceiro
Claro, as informações e os dados precisam estar perfeitos na proposta comercial, mas o design também é seu camarada. Uma apresentação, por mais correta que esteja, se não for visualmente agradável, vai ser um ponto negativo na busca pelo job.
Use o design a seu favor, destaque as informações essenciais e cative seu cliente antes mesmo de ele começar a ler. Lembre-se, uma imagem vale mais que mil palavras, especialmente na hora da captação de clientes.