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Negociar faz parte de todo empreendedor, então é uma ação cotidiana na vida do freelancer. Você tem dificuldades para fazer uma boa negociação? Se, às vezes, você sente que saiu perdendo ou que ganhou menos do que gostaria, conheça nossas dicas para mudar a situação agora!
Sempre pense além
Antes de se candidatar em uma proposta, coloque no papel todo o seu planejamento para aquele job (preço, prazo, metas, etc.). Esse é o seu ponto de partida, então você deve sempre colocar tudo a mais, para ter margem para negociar.
Sempre pense além! Dessa forma, você pode negociar prazo, preço e outras condições do serviço, sem se sentir prejudicado. Você pode dar descontos, caso seja necessário.
Aprimore seus conhecimentos sempre
Você pode cobrar mais? Claro que sim! Porém, precisa ter argumentos para esse preço a mais, em comparação com os colegas de segmento. Por que você merece receber mais do que eles?
A chave para isso é: aprimore seus conhecimentos. Estude! Se você fizer cursos e capacitações com regularidade, poderá incluir esses benefícios no seu preço. Assim, caso o cliente peça desconto na negociação, você pode declinar e mostrar por que o seu serviço vale mais do que o do outro. Capacitação sempre é investimento.
Seja amigável, mas firme
O cliente sempre vai pensar nele, e você vai pensar em si. Ninguem precisa brigar, muito pelo contrário, mas negociações sempre visam o benefício, não o prejuízo. Então, você precisa saber até onde pode ir para não se sentir lesado, ok?
Após você atingir o seu limite na negociação, não ceda mais. Seja amigável, isso é imprescindível, mas firme. Não faça de tudo para agradar o cliente, porque você pode entrar em um relacionamento abusivo. Se ele perceber que você sempre cede, vai exigir cada vez mais, então a relação profissional de vocês não será saudável.
Mostre-se confiante
Continuando na mesma linha do tópico anterior, mostre-se confiante. Quando o cliente se depara com um freelancer que sabe negociar, ele vai ter respeito e boa impressão. Você se tornará a pessoa ideal para realizar aquele trabalho.
Agora, se você se mostrar uma pessoa que aceita tudo para não perder o serviço, o cliente terá uma péssima impressão de você. Pessoas inseguras, submissas, que não se impõem, até podem receber trabalho, mas o preço será caro. Muito caro! Confiança é tudo.
Controle suas emoções
Então você já sabe que precisa ser planejado, saber ceder até certo ponto, ter confiança em si e ser amigável, mas firme, além de estudar com frequência. Todavia, você precisará fazer tudo isso controlando as suas emoções.
Você não poderá, em circunstância nenhuma, deixar a emoção tomar a frente da razão. Estamos falando de negócios, da sua vida profissional, então o lado racional sempre deve falar mais alto, independentemente de quem seja o seu cliente.
Ah, e sempre funciona o gatilho de urgência: somente hoje, até o fim do mês, se fechar agora você receberá um desconto, é a sua última oportunidade, etc.
Como estão as suas técnicas de negociação? Vamos colocá-las em prática?