Tempo de leitura: 5 minutos
Portfólio e freelancer tem tudo a ver, mas o primeiro passo pode parecer um tanto quanto complicado. Afinal, como montar um portfólio se você nunca fez um trabalho para um cliente real? Calma, porque isso é sim possível.
O segredo está em criatividade, estratégia e um pouquinho de cara de pau (no bom sentido, claro).
Você não precisa esperar o primeiro cliente cair do céu pra começar a montar um portfólio. Dá para começar agora mesmo. O importante é entender onde quer chegar e quais são as estratégias para atingir esses objetivos.
Abaixo, algumas dicas práticas pra montar um portfólio matador que vai te destacar na 99Freelas e atrair os primeiros clientes rapidinho. Vamos nessa?
Defina bem os seus objetivos
O primeiro passo é entender a essência do portfólio, seja para um freela em início de carreira ou para um profissional mais experiente. Comece entendendo que o portfólio não é um cemitério de arquivos antigos, mas sim uma vitrine.
Por isso, invista na apresentação: os projetos precisam ter uma apresentação atraente, contar histórias curtas e relevantes com destaque os pontos fortes do profissional.
Claro, essa história tem um objetivo: atrair um determinado tipo de cliente, que se interesse pelo serviço que você está se propondo a oferecer. Mas, como fazer isso se você ainda está em busca dos primeiros clientes? Esse é um problema que tem solução!
Seu primeiro cliente: você mesmo
A gente costuma dizer que ser freelancer é ser uma empresa que, em geral, tem só um funcionário: você mesmo. A sacada aqui é trabalhar para essa empresa.
Se você é um redator, crie um blog falando sobre o seu trabalho. É designer? Monte a sua própria marca! Um programador pode bolar sistemas para solucionar questões que façam sentido para si mesmo.
Enfim, ofereça o que você tem de melhor para catapultar o seu próprio negócio e exponha o resultado como primeiro projeto do seu portfólio.
Projetos fictícios, mas reais no capricho
Um só projeto não basta para montar um portfólio, certo? Então, que tal colocar a criatividade em prática imaginando clientes fictícios? O importante é deixar claro o seu estilo, técnica e capacidade.
Seu portfólio não precisa contar uma história verdadeira — ele só precisa provar que você sabe fazer o que diz que sabe. Contudo, seja honesto com os seus futuros clientes reais e indique que aquele determinado projeto é um exercício para mostrar as suas expertises.
Contribua! Você pode ajudar muita gente
Além de criar projetos para si mesmo e para clientes fictícios, outra boa dica é se envolver com temas que fazem sentido para você. Doar um tempo para projetos voluntários ou ONGs é uma ótima forma de ganhar experiência, gerar impacto positivo e ainda ter material real para mostrar.
Também vale se juntar a outros freelancers para fazer projetos colaborativos. A internet está aí e é uma fonte inesgotável de possibilidades para se juntar a outros profissionais e impactar de forma positiva a nossa sociedade.
Essas experiências enriquecem o portfólio e ainda podem render indicações futuras. No mundo freelancer, fazer um bom trabalho para uma pessoa certa pode abrir muitas portas.
Conte histórias da solução dos problemas
Um projeto profissional não existe apenas por si mesmo. Cada job é, no fim das contas, a solução de um problema. Essa é uma sacada que tem que estar presente no seu primeiro portfólio freelancer.
Em vez de apenas “olha o que fiz”, explique o raciocínio por trás da criação. Que problema você resolveu? Quais os conceitos envolvidos? Como foi pensada uma paleta de cores? Qual foi a lógica de um texto que você redigiu? Por que um layout é assim e não “assado”? Por que um site tem uma determinada estrutura?
Mostrar seu processo é ouro. Clientes adoram ver como você pensa, porque isso mostra que você não é só talento, mas também estratégia. E convenhamos, ser freelancer é basicamente ser um resolvedor de pepinos profissional.
O portfólio é um ser vivo
Uma vez criado, seu portfólio deve ser tratado com muito carinho. Ele merece e vai te devolver toda a atenção que lhe for dispensada. Por isso, sempre que terminar um projeto novo — seja pago, voluntário ou fictício — adicione ao seu portfólio.
Peça feedback de colegas freelancers, amigos e colaboradores. Informações de fontes diversas enriquecem as histórias contadas pelo portfólio e são uma excelente estratégia de marketing para fisgar os seus potenciais futuros clientes.
Um portfólio, rico, bem construído (cuidado com o português, hein?), e sempre atualizado é uma ferramenta indispensável para a captação de novo clientes e para o sucesso da atividade freelancer.
Não se descuide de outras oportunidades
Sim, o portfólio é uma ferramenta das mais valiosas, mas não é a única. Uma dica importante, por exemplo, é manter um perfil muito bem cuidado na 99Freelas. Essa é uma plataforma que aproxima clientes e freelancers, facilitando a criação de laços.
Com visibilidade, ferramentas para mostrar seu trabalho e um monte de gente procurando talentos como você, o caminho até os primeiros clientes fica bem mais rápido. Preparado pra brilhar? Então bora colocar essas dicas em prática!