Tempo de leitura: 4 minutos
Freelancers são profissionais com alta disponibilidade de horários, já que seu cronograma de trabalho pode ser flexibilizado de acordo com a sua pretensão. É um grande benefício, contudo também pode ser visto como uma desvantagem, especialmente no final de ano. Afinal, como tirar férias sendo freelancer? É possível?
Programe-se com antecedência
As pessoas que trabalham com carteira assinada agendam suas férias com antecedência na empresa, certo? Faça o mesmo!
Ou seja, programe-se vários meses antes, seja financeiramente e com o cronograma de trabalho, principalmente se você tem clientes para os quais entrega trabalho de forma fixa ou agendou a médio e longo prazo.
Assim, você trabalha a mais para compensar os dias de férias, ou combina para prorrogar a entrega, se for possível.
Avise seus clientes sobre as suas férias
Como citamos acima, você pode pegar férias, mas não pode deixar os clientes na mão. Sendo assim, avise-os com o máximo de antecedência possível sobre o período de folga, e combine como será feita a entrega dos projetos (antes ou depois do recesso).
No caso de novos clientes, isto é, de se candidatar a projetos em nossa plataforma, só faça isso se você puder entregar o trabalho antes da viagem. Geralmente os clientes têm urgência no recebimento, e esperar para receber somente depois das férias ou então receber um trabalho mal feito, por conta da viagem, pode prejudicar a sua reputação.
Conte com parceiros
Você muito provavelmente possui contato com pessoas que atuam no mesmo segmento que você. É hora de contar com parceiros para poder folgar alguns dias!
Ou seja, você pode transferir novos clientes a seu parceiro de trabalho, ou então pedir para que ele realize serviços que você não possui condições de fazer (a título de compensação do período).
Porém, só faça isso se você tiver certeza da qualidade do serviço prestado pelo colega, porque é a sua reputação que está em jogo, e não a dele. De preferência, contate o cliente para informar sobre a colaboração e pedir a sua autorização. Afinal, ele contratou você, e não seu amigo.
Organize suas finanças
A renda do freelancer costuma ser variável. Portanto, é um dos principais motivos para o profissional não tirar férias, já que os dias de descanso poderão comprometer suas finanças.
Contudo, não precisa ser assim. Como citamos, você pode se organizar com antecedência para entregar o trabalho daquele período, assim não prejudica o seu rendimento. Se precisar contar com um colega, negocie a forma de pagamento com ele: você pode pagar uma porcentagem dos lucros ou então realizar trabalho para ele em outra oportunidade, gerando folga para o amigo.
Procure fazer uma caixinha para a viagem, todos os meses. Dessa forma, você terá um dinheiro para aproveitar lá, sem se preocupar com o mês seguinte. Aliás, recomendamos pagar as contas com antecedência, ou então separar o dinheiro para seu pagamento no retorno, conforme a data de vencimento.
Aproveite suas férias de verdade
Nós sabemos que a rotina do freelancer pode ser muito cansativa e exigir bastante do profissional, então recomendamos que você aproveite suas férias de verdade. Mas você não precisa viajar para longe para curtir. O descanso pode ser na sua cidade mesmo, inclusive na sua casa. O que importa é a qualidade da folga.
Quanto tempo faz que você não passeia no parque? Que não faz caminhadas relaxantes, sem pressa, que não lê um livro, assiste a um filme ou série? Há quanto tempo você não toma um café ou almoça com amigos e familiares, ou que não vai ao cinema?
Férias não precisam ser sinônimo de gastos nem de longas distâncias. Elas significam um período de descanso, de relaxamento, de dormir e acordar a hora que quiser, sem correria. Deixe a agitação para os outros dias do ano.
Faça algumas pausas por ano
Realmente é bastante difícil para o freelancer folgar por períodos prolongados, como os trinta dias que normalmente são disponibilizados pelas empresas.
Contudo, você pode fazer algumas pausas por ano, de curta duração. Por exemplo, estender um feriado ou final de semana, ou então folgar duas semanas em janeiro e duas semanas em julho, durante as férias escolares. Assim fica mais fácil, não é mesmo?
Palavra-chave: organização
Sendo assim, tirar férias sendo freelancer não somente é possível como você conheceu dicas para fazer isso. A palavra-chave é organização, já que tudo deve ser feito com bastante antecedência. Assim, você não compromete seu trabalho nem sua renda, e pode desfrutar de alguns dias de descanso.
Se você não se programou para o final de ano, já que estamos em dezembro, pode fazer um cronograma para daqui a uns meses, prolongando feriados ou finais de semana. Se o feriado cair na quinta, você pode folgar a semana inteira! Já é bastante coisa, não é mesmo? Organize-se, a sua folga é importante para recarregar as energias. Não abra mão dela!