Tempo de leitura: 2 minutos
Você trabalha em regime CLT, mas utiliza suas horas noturnas e os fins de semana para atuar como freelancer, modalidade que deseja exercer em tempo integral? Se sim, como saber se já é o momento de pedir demissão e viver somente de freela? Você vai descobrir agora.
Você não aguenta mais exercer o trabalho CLT
Segunda-feira é o pior dia da semana para você? Acorda sem motivação nenhuma para trabalhar, sai de casa mal-humorado e não vê a hora de voltar? Somente se sente disposto quando começa a trabalhar em home office ou coworking?
É, realmente a situação é motivadora para você viver somente de freela. A vida pode ser curta, e não vale a pena desperdiçá-la em um trabalho que você não gosta. Até porque você já tem outra fonte de renda. Mas será que ela é suficiente? Vamos continuar.
Você quer ter mais qualidade de vida
Se você se sente usado pelo seu chefe, não tem com quem contar no emprego CLT, almoça um lanche em frente ao computador, dorme pouco e se estressa muito, você certamente está em busca de mais qualidade de vida, porque realmente a atual está deixando a desejar.
Ficar doente por um emprego que não te valoriza é péssimo, porque você ainda precisa trabalhar após cumprir essas horas exaustivas. Se pegar atestado, pode sofrer julgamentos e punições psicológicas no trabalho, mas comparecer doente vai fazer você não render nada.
Pior: você sabe que essa qualidade de vida pode ser encontrada no trabalho freelancer, em horários flexíveis nos quais você pode trabalhar sem chefe no seu pé, com horários para almoçar, descansar bem, fazer pausas e até mesmo estar presente na vida de seus filhos, se os tiver. E você já tem a experiência em freela. Será que tem dinheiro suficiente também? Continue.
Você tem uma reserva de emergência
Se você se identificou com todas essas situações e acha que estamos falando diretamente com você, responda a esta pergunta: você tem uma reserva de emergência? Em caso de resposta afirmativa, você conseguirá se manter com ela por quanto tempo?
Hoje, por piores que sejam as condições do trabalho CLT, ele é a sua principal fonte de renda. Se você viver de freela, com certeza vai sentir o peso no bolso, pois uma boa parte dos seus rendimentos vai deixar de aparecer todos os meses.
Nós recomendamos que você tenha uma reserva de emergência equivalente aos seus gastos de, pelo menos, seis meses. Assim, você vai ter uma renda menor por um tempo, mas não deixará nenhum compromisso pendente por falta de valor para saldar.
Se você somente está de saco cheio do seu trabalho atual, mas não tem uma reserva de emergência, o momento é de cautela. Por mais tentador que seja largar tudo hoje e não voltar ao trabalho amanhã, um ato impulsivo pode custar caro a aqueles que contam com seu dinheiro: as pessoas que você mais ama. Programe-se, faça metas e siga firme nelas. É melhor!