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Você ama trabalhar como freelancer, mas parece que às vezes a conta não fecha? Se você gostaria de potencializar os seus ganhos, para que seus rendimentos possam se equilibrar com as despesas, não perca a leitura deste artigo.
Valorize o seu trabalho
Esta dica já começa com uma pergunta de autoavaliação: você está cobrando o que merece por seu trabalho?
Se você não está valorizando o seu job, então é por isso que a conta não fecha. Isso quer dizer que você está trabalhando muito para ter o retorno satisfatório, ou então que não recebe quanto gostaria porque não consegue trabalhar o suficiente.
Faça as contas e veja quando você reajustou o preço dos seus serviços. Ele precisa estar mais ou menos na média de mercado, mas deve levar em conta a sua experiência e os seus cursos na área. Não se menospreze, você não está prestando nenhum favor ao cliente.
Utilize o seu tempo de forma inteligente
Se você já valoriza o seu trabalho, mas ainda assim não está valendo tanto a pena, pode ser que você não tenha muita produtividade no seu job. Para contornar a situação, procure utilizar o seu tempo de forma inteligente, sem distrações.
Por exemplo: use a técnica Pomodoro, para trabalhar em blocos de tempo sem interrupções e depois fazer pausas curtas e longas, conforme a sua preferência. Nesses períodos de concentração, não faça outra tarefa senão o seu serviço. Você vai produzir muito!
Tenha uma rede de contatos
Engana-se quem pensa que o trabalho do freelancer é solitário! Aliás, se você tiver uma boa rede de contatos, terá tudo menos solidão no seu dia a dia de trabalho.
Você pode participar de grupos no WhatsApp e nas redes sociais, de eventos na área, até mesmo tomar um café com colegas do seu segmento. Dessas interações podem surgir parcerias de trabalho interessantes, como colaborações em materiais, até mesmo indicações para serviços semelhantes. A venda casada atrai muito os clientes.
Faça marketing pessoal sempre
Além dessas dicas, temos outra que pode ser muito interessante para quem gosta de alimentar conteúdo em redes sociais. Aliás, não só para quem gosta, porque os benefícios dessa estratégia realmente existem.
Pelas redes sociais você pode mostrar autoridade através de dicas do segmento, por meio de tira-dúvidas e também por exibir bastidores do seu trabalho. Isso gera conexão com o público, e você pode atrair muitos clientes dessa forma.
As redes sociais não são somente para postar dicas, muito pelo contrário, já que elas podem fazer você fechar muitos negócios quando as estratégias são bem aplicadas. Aposte suas fichas para falar também de você, das suas especializações. Mostre seu dia a dia profissional.
Isso pode ser novidade para muita gente, principalmente para aquelas pessoas que acham que o que realmente importa é mostrar um trabalho de qualidade. É claro que isso é fundamental, mas gerar confiança é essencial para alguém contratar o seu trabalho.
Agora você já pode começar a elaborar métodos para potencializar seus ganhos como freelancer. Está pronto para começar?