Tempo de leitura: 3 minutos
Imprevistos acontecem seja você um freelancer ou não. Agora… analise bem essa primeira frase do conteúdo e note que há uma contradição nela. Ora, se a gente sabe que os imprevistos acontecem, é possível prever que pedras aparecem no nosso caminho. E é aí que vem a sacada: é sim possível bolar estratégias para minimizar os danos.
A maioria dos freelancers sabe bem do que estamos falando. A agenda está em dia, o projeto fluindo bem e, do nada… pá! Cai a internet, o notebook resolve ficar off ou aparece aquela dor de garganta que não perdoa.
Estamos sujeitos diariamente a esses e a milhares de outros imprevistos. Então a pergunta é: como agir quando eles aparecem? A boa notícia é: dá pra sair por cima e manter as entregas em dia. Quer saber como? Vem com a gente!
Prazos com folga: seu novo melhor amigo
Percebe que quando você está caminhando sobre o fio da navalha, com prazos apertadíssimos e passando noites sem dormir para respeitar os prazos de entrega o risco é muito maior? Basta um problema no notebook para que a sua agenda se torne uma enorme confusão.
A primeira dica de ouro, então, é nunca assumir prazos justinhos demais. Sempre que possível, crie um colchão de tempo entre o que você promete e o que realmente precisa fazer. Se o cliente topa a entrega pra sexta, diga que entregará na segunda. Se você finalizar antes, beleza, é um golaço.
E se algo sair dos trilhos, você ainda tem tempo pra respirar, resolver e entregar com excelência. Melhor do que correr contra o relógio, certo?
Tenha um plano B, C e até D
A gente sabe que algumas áreas são mais propensas a trazer problemas para a nossa mesa de trabalho. A conexão com a internet pode cair, a energia elétrica falhar, problemas de saúde aparecem e arquivos “decidem” sumir do computador. Quem nunca?
Já pensou em ter um segundo ponto de acesso à internet? Ou manter seus arquivos salvos na nuvem? Fazer exames médicos periódicos em vez de só visitar um médico quando os problemas aparecem?
Antecipar problemas pode ser o que vai salvar a entrega e sua reputação. E cá entre nós, clientes gostam de quem resolve, não de quem dá desculpa.
Gestão de tempo: controle é tudo
OK, o imprevisto apareceu e você não quer perder o prazo de entrega. Resolva o problema que apareceu e, logo em seguida, parta para um controle preciso da agenda. Nada de perder tempo se lamentando, é hora de foco no que realmente interessa.
A má gestão de tempo é uma vilã silenciosa dos atrasos. Por isso, use e abuse de agendas, aplicativos de produtividade e técnicas. E aqui vai um segredinho: na 99Freelas, você pode gerenciar seus projetos com organização e visualizar prazos com clareza. Isso ajuda, e muito, a não virar refém da correria.
Comunique-se! Sinceridade é a chave
Claro, o seu cliente espera entregas nos prazos que foram definidos. Mas, convenhamos, todos sabem que imprevistos acontecem. E, se por algum motivo o projeto não ficou pronto a tempo, é hora de jogo limpo.
Entregar o job “de qualquer jeito” só para não perder um prazo, não é uma estratégia que costuma render frutos. O melhor é explicar a situação com honestidade, propor uma nova data e, se possível, oferecer uma compensação.
A maioria dos clientes valoriza a transparência e, quando bem comunicada, uma readequação de prazo não vira problema. Lembre-se: profissionalismo também é saber lidar com imprevistos de forma madura.