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Antes de iniciar um job, é fundamental conhecer muito bem os objetivos do cliente, bem como as características referentes ao público. Isso pode ser conhecido por meio de um briefing, que muitas vezes é entregue ao freelancer, mas nem sempre. Se não for, como lidar com cliente que não quer passar o briefing? Descubra!
Dá pra fazer um job sem briefing?
Sim, é possível. Porém, as chances de um retrabalho são grandes, porque você vai receber apenas as informações básicas do job, por exemplo, aquelas que constam no anúncio publicado na 99Freelas.
Você não tem informação de linguagem a ser utilizada, posicionamento do cliente, características da persona, etc., portanto pode não elaborar um projeto com o objetivo de impactar a audiência.
Se um retrabalho acontecer, ou mesmo a necessidade de ajustes, isso pode gerar dor de cabeça e outros incômodos, como perda de tempo e até mesmo possibilidade de perda de reputação, porque o cliente não ficou satisfeito de antemão. Ele pode prejudicar a sua avaliação, mesmo sem você ter culpa disso.
A importância do briefing
É por isso que o briefing é tão importante, portanto, você deve incentivar ao máximo o seu cliente a preencher ou passar um briefing com as informações para a boa execução do job.
Muitas vezes, o briefing não é passado não por má vontade do cliente, mas porque ele não conhece a importância disso. Se você mostrar por que o briefing é fundamental para o serviço, o cliente provavelmente vai ajudar você.
Um ótimo momento para você pedir o briefing, caso seja preciso solicitar, é quando o cliente se colocar à disposição para dúvidas e esclarecimentos. Em vez de você ficar pedindo dados o tempo todo, o que pode ser bastante incômodo para ambos, peça o briefing!
E se o cliente não enviar o briefing?
Se mesmo depois de você solicitar o briefing, o cliente não o enviar, você pode tomar algumas atitudes:
- faça o trabalho com base nas informações que você tem, mesmo que sejam poucas. Elabore o job como você costuma fazer, se você tem mais ou menos um padrão de serviço, e se prepare para eventuais ajustes ou retrabalho;
- procure informações por conta própria, com base em pesquisas feitas na internet, principalmente. Por exemplo, se você ficar responsável por artigos para o blog ou site do cliente, pesquise como é a linguagem dele na web, seu posicionamento, seus valores, etc.;
- trabalhe de forma semelhante ao que é praticado na concorrência, já que o público-alvo pode ser o mesmo. Claro que você vai utilizar as mesmas empresas do segmento apenas como inspiração, jamais como cópia, mas isso pode ajudar você a concluir o seu trabalho satisfatoriamente;
- envie o seu job de forma parcial ao cliente, para ele informar se está de acordo com o esperado ou o que precisa ser modificado;
- recuse-se a fazer o trabalho, o que não é recomendável, já que você tem várias outras opções de ação.
Qual delas você prefere?