Tempo de leitura: 2 minutos
Quando um cliente pede uma proposta comercial, isso é motivo para suas pernas tremerem e você suar frio? Se você se sente desconfortável ao fazer uma proposta comercial, ou somente em pensar em fazer uma, não perca a leitura do texto a seguir.
Por que é importante fazer uma proposta comercial bem profissional
Se você se sente da maneira como descrevemos na introdução deste artigo, é porque provavelmente sabe a importância de ter uma proposta comercial bem-feita, de modo profissional.
Ela é tão importante, que pode fazer a diferença entre você ser o vencedor ou não do projeto. Se você não se mostrar profissional na proposta, ou se a fizer de qualquer jeito, com pressa, quem vai confiar que o seu trabalho será bom?
Pela proposta comercial, o cliente vai ter uma amostra de como é o seu trabalho, se você é um freelancer dedicado e prestativo, profissional.
O que deve constar em uma proposta comercial
A sua proposta comercial nada mais é do que a tentativa de conquistar um cliente, de transformar uma pessoa em compradora de seus serviços. Ela descreve o que você faz, de que forma, em quanto tempo e por quanto.
Alguns itens, portanto, não podem faltar para sua proposta comercial ser bem profissional, como:
- quem você é;
- o que a sua empresa faz;
- que solução você oferece para solucionar o problema do cliente;
- de que forma você fará o trabalho;
- em quanto tempo e por quanto dinheiro o cliente terá a solução do seu problema, por meio da entrega do seu serviço.
Como fazer uma proposta comercial bem profissional
O modelo da sua proposta comercial não importa. Inclusive, existem layouts prontos na internet, para você baixar e editar com as suas informações.
Contudo, o que vai fazer a diferença na sua proposta comercial é o profissionalismo, é o modo como você vai repassar a proposta ao cliente. Perceba que o dinheiro não é o ponto mais importante aqui, em nenhum momento falamos que é o diferencial.
É claro que o investimento necessário da parte do cliente é um fator importante. Assim, você precisará fazer uma proposta condizente ao seu serviço. Se outra pessoa oferecer o mesmo, por menos, é claro que você não vai conseguir esse cliente.
Voltando: o profissionalismo deve ser o ponto alto da sua proposta comercial. Você precisa mostrar que é a pessoa mais indicada para resolver o problema, a necessidade do cliente, convencendo-o disso através de palavras, fatos e depoimentos.
Proposta comercial na 99Freelas
Se você for se candidatar em anúncios na 99Freelas, a sua parte da proposta deve ser feita diretamente nos anúncios, de forma simplificada e dentro do limite de caracteres estipulado pela plataforma. São muitos, você não se sentirá prejudicado por querer escrever mais e não poder.
Nesses campos, faça como recomendamos, e você poderá candidatar-se a várias propostas em poucos minutos. Mas procure sempre fazer propostas personalizadas, assim você mostra seu potencial para resolver problemas e aumenta suas chances de sair vencedor.
Comece a elaborar sua proposta agora mesmo!