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Como um bom freelancer, você sabe que o seu website é o fio condutor dos negócios: as pessoas chegam ao seu trabalho através dele, corroboram o seu trabalho através dele, entram em contato através dele e muito mais.
Por isso, é importante que ele seja desenvolvido para você conseguir novos leads.
ENCONTRE AS PALAVRAS-CHAVE CERTAS
Se você está utilizando o site como um gerador de negócios, o posicionamento dele nos sistemas de busca é essencial – ou seja, dá-lhe investimento em SEO.
Mas não esqueça de fazer uma análise completa do seu negócio e das palavras-chave relevantes para ele antes. Por exemplo: se você é um desenvolvedor que trabalha em São Paulo, pode ser mais interessante rankear para “desenvolvedor são paulo” do que apenas “desenvolvedor”, já que a segunda opção talvez crie contatos que fogem do seu espectro de atuação (caso a região seja um limite).
Uma boa dica é pesquisar utilizando o AdWords Keyword Planner (confira aqui outras ferramentas que facilitam a vida dos freelancers). O serviço sugere muitas ideias e bem direcionadas para uma área específica.
MANTENHA UM BLOG (E ATUALIZADO)
Acrescentar um blog ao seu site é uma forma simples e fácil de atrair visitantes com atualizações – além de ajudar no rankeamento do SEO.
Quando você começa a postar informações pertinentes sobre a sua área de atuação, começa a criar uma certa autoridade em cima do seu nome. Vale tudo – dicas, informações, reflexões – desde que seja algo único e útil para as pessoas.
E, se você vira referência, o seu trabalho é valorizado junto. Aumentam as chances das visitas se tornarem leads sólidos, pois, ao publicar conteúdo próprio e relevante, o público já entende que você tem expertise no assunto..
COLOQUE SEU FORMULÁRIO EM TODAS AS PÁGINAS
É difícil competir com a internet em termos de atenção. Com o mundo inteiro a uma aba de navegador de distância, torna-se cada vez mais importante aproveitar sempre a presença do usuário.
Colocando um formulário em todas as páginas do seu site, você dá a ele a opção de entrar em contato a qualquer momento que quiser. Quanto menos cliques a página exigir, mais chances de um visitante se tornar um lead: os campos estão sempre provocando o usuário a entrar em contato.
Apenas não exija muitas informações de primeira, pois pode assustar o visitante.
INCLUA DEPOIMENTOS E FOTOS
Você já tem experiência, já tem trabalhos legais para mostrar e montou um site que potencializa tudo isso. Mas uma coisa fala mais alto: o depoimento de clientes antigos/atuais.
Reserve um espaço no site para que o usuário veja essas declarações. Os consumidores são bastante céticos, especialmente com a vasta quantidade de opções disponíveis hoje em dia.
Através de depoimentos, você mostra a eles que outros profissionais que buscavam os mesmos objetivos tiveram suas expectativas atingidas. É uma maneira de persuadir a compra porque elimina desconfianças com prazos, qualidade e comprometimento.
Evite declarações que soam muito ensaiadas ou comerciais, entretanto. Para que tenham efeito, elas precisam soar autênticas. O seu site já está vendendo o seu trabalho: utilize os depoimentos para mostrar que pessoas imparciais corroboram o que está sendo vendido.
CAPRICHE NO PORTFÓLIO
Mais do que ilustrar, o seu portfólio precisa impressionar. O usuário tem que se encantar com o trabalho – e uma apresentação caprichada sempre cai muito bem.
Em vez de simplesmente jogar imagens de textos, layouts, sites etc na página, procure criar mockups das peças. Assim, você cria um impacto maior ao mostrar uma representação fiel delas, além de tornar a diagramação muito mais dinâmica.
ACOMPANHE OS RESULTADOS E FAÇA MUDANÇAS
A melhor forma de descobrir o que está funcionando e o que não está funcionando é acompanhando o andamento do site. Mantenha suas métricas afiadas e, ao identificar problemas/oportunidades, faça as mudanças necessárias.
Até porque muitas coisas são sazonais, então um elemento que era eficiente pode não estar mais correspondendo às expectativas.
Mantenha o funil de vendas em perspectiva e procure adaptar as mudanças para que potencializem as etapas do funil.
Nem todos esses passos são simples, mas todos vão ajudar a construir um site dedicado à geração de leads. Já que o freelancer é o modelo de negócios do século XXI, e não tem à disposição uma equipe comercial para cuidar das vendas, otimizar o seu endereço virtual para atrair mais propostas vai deixar você um passo à frente.