Tempo de leitura: 2 minutos
Se você acha complicado fazer networking porque é freelancer, saiba que este artigo vai mudar a sua vida. Você vai ver que não somente é possível fazer isso, como vai receber dicas para estabelecer a sua rede de contatos. Pronto para começar?
Use (e abuse) do LinkedIn
Você provavelmente conhece o LinkedIn, rede social profissional. Se ainda não, ou se conhece, mas não tem se dedicado de verdade a esse recurso, recomendamos mudar a sua situação o quanto antes. Afinal, o LinkedIn é ideal para você criar o seu networking.
Use essa ferramenta sem moderação, todos os dias. Com essa rede social, você poderá conhecer pessoas importantes do seu segmento de atuação, gerando uma rede de contatos poderosa. Atualize já o seu perfil no LinkedIn e abuse dos recursos desse método!
Trabalhe fora de vez em quando
Sempre que for possível, pelo menos uma vez por mês, trabalhe um dia fora. Recomendamos que você passe algumas horas em um coworking, cafeteria ou livraria para fazer contatos profissionais.
Você pode até mesmo marcar de trabalhar com pessoas que conheceu pelo LinkedIn e que moram na mesma cidade que você. Será uma parceria proveitosa, sem dúvida!
Reencontre seus colegas de trabalho
Aproveitando o gancho do tópico acima, reencontre seus colegas de trabalho. Se você trabalhava em regime CLT e passou para freelancer, certamente conheceu pessoas a quem admirava e com quem não gostaria de perder contato.
Sendo assim, que tal chamar essa pessoa para um café, um happy hour ou até mesmo para fazerem uma refeição juntos? Você é freelancer agora, mas sem dúvida trabalhar no mesmo nicho pode trazer frutos a essa relação profissional.
Participe de eventos e feiras do segmento
Ainda temos mais dicas, e agora vamos falar das feiras e eventos do segmento. Se você não quiser participar de encontros presenciais, a pandemia trouxe um benefício que talvez veio para ficar: congressos virtuais.
Há também a opção de encontros tradicionais, e neles é interessante você participar levando alguns cartões de visita. Aproveite as oportunidades para conhecer muitas pessoas da sua área de atuação.
Participe de fóruns virtuais
Se você é do tipo que prefere trabalhar e fazer contatos virtualmente, sem problemas! Isso porque você já viu que é totalmente possível estabelecer networking dessa forma, e outra opção online é a participação em fóruns virtuais.
Você pode encontrá-los nas redes sociais, inclusive no LinkedIn, conforme as palavras-chave relevantes ao seu segmento, e neles você pode não somente expor a sua opinião como trocar ideias muito bacanas com pessoas que trabalham na mesma área que você.
Fazer networking também é manter um relacionamento
Mas, saiba que de nada adianta você conhecer pessoas incríveis, se não mantiver contato com elas. É preciso manter um relacionamento com essas pessoas, para que elas saibam quem você é quando alguém falar seu nome, para que você possa obter benefícios dessa parceria.
Portanto, tenha e mantenha uma rede de contatos profissional, para que ambos possam se beneficiar dessa relação de trabalho. Networking de verdade é isso!