Tempo de leitura: 3 minutos
Quando um anúncio à procura de freelancers é publicado, geralmente se recebe muitas propostas de candidatos para o serviço. Você sabe como escolher o melhor freela entre os concorrentes? Nós ajudaremos você, basta ler este artigo.
Selecione as suas propostas favoritas
Ao começar a analisar as propostas você pode definir quais são suas favoritas. Essa seleção pode acontecer de acordo com critérios específicos, como classificação do freela (estrelas recebidas em avaliações), especializações, prazo de entrega, preço, conhecimento do assunto, etc.
Sendo assim, as propostas que mais chamarem a sua atenção podem ser marcadas como favoritas, e outras podem ser rejeitadas se não estiverem de acordo com as suas especificações.
Analise as classificações dos clientes
A partir de então você pode começar a refinar a sua seleção, também de acordo com critérios. Um dos mais importantes é a classificação do freelancer após a entrega do projeto ao cliente. Isso porque ele recebe uma avaliação do trabalho, sempre de uma a cinco estrelas.
Suponhamos que o freela possua as especializações inerentes ao anúncio e apresentou preço dentro do que você pretende pagar. Porém, a classificação dos clientes anteriores não é boa. É claro que o profissional não precisa ser descartado somente por isso, mas muitas avaliações negativas chamam a atenção, então esse ponto deve, sim, ser investigado.
Para conhecer o que atrapalhou uma boa avaliação, sempre leia os comentários e os quesitos que negativaram aquele ponto. Se for algo relevante e recorrente, é hora de desclassificar.
Atenção para o prazo de entrega
O prazo de entrega é outro quesito que você não pode deixar de avaliar. Afinal, o job precisa ser entregue dentro de um prazo que se encaixe às suas necessidades.
O freelancer pode ser ótimo, ter excelentes recomendações por suas estrelas e as especializações que você pede. Mas, se ele não puder entregar em cinco dias, por exemplo, tempo que você estipulou, é hora de seguir em frente.
Se for alguém muito bom e que apresentou um prazo maior do que o pretendido por você, questione o freela por meio das ferramentas de comunicação da plataforma. Conversando, pode ser que vocês se entendam!
Comunique-se com o freela antes de declará-lo vencedor
Se você se decidiu por um freelancer, é hora de selecioná-lo, certo? Errado! Recomendamos que você, primeiramente, envie uma mensagem ao profissional informando-o das suas pretensões de contratação.
Isso porque ele pode ter se candidatado a diversas propostas no mesmo dia, assim, pode ter sido escolhido por outras pessoas, do mesmo modo que você pretende escolhê-lo. Dessa forma, pode ser que ele não esteja mais disponível, ou que esteja, mas com condições de trabalho diversas daquelas que foram mencionadas na proposta.
Portanto, antes de declarar um freela vencedor no seu anúncio, converse com ele e revise todos os pontos, de ambas as partes. Se estiverem de acordo, você pode selecioná-lo como o melhor freelancer entre os candidatos e proceder com o pagamento para a plataforma.
Não é muito difícil escolher o melhor freelancer, mas deve-se prestar atenção a diversos quesitos para que tudo saia conforme o planejado para você.