Tempo de leitura: 3 minutos
Escolher o freelancer certo pode não ser das tarefas mais fáceis para clientes desavisados. Afinal, vamos combinar, a atividade freelancer está em alta. Assim como há por aí muitos profissionais a mais alta categoria, há também aventureiros que ainda não entenderam como funciona a vida freela.
Por isso, ainda bem, há uma plataforma como a 99Freelas, que liga os clientes (e suas necessidades) aos freelancers (e suas expertises). Ainda assim, para encontrar o profissional na medida certa, é preciso algum conhecimento.
Se você precisa de dicas, caro cliente, seguem os principais passos para encontrar o melhor freela para cada projeto!
Passo 1: entenda suas necessidades
Você sabe exatamente o que precisa? Parece óbvio, mas muitas vezes não temos uma ideia clara do que realmente queremos.
Precisa de um designer gráfico para um novo logo? Um desenvolvedor para criar um site? Esse designer precisa de quais conhecimentos específicos? Qual o nível de experiência você gostaria que o desenvolvedor tivesse?
Saber exatamente o que você precisa para cada projeto ajuda a filtrar os freelancers que possuem as habilidades necessárias. Com essa análise, a probabilidade de encontrar o freela perfeita aumenta muito!
Passo 2: avalie bem o candidato
O perfil na 99Freelasé a vitrine do freelancer, que mostra o que ele já fez e do que é capaz. Na 99Freelas, cada profissional tem o seu perfil, com suas características, aptidões e, é claro, seu portfólio.
Então, avalie o perfil de cada candidato e pergunte-se: “Esse estilo combina com o meu projeto?” Se o perfil brilhar aos seus olhos, faça o contato. Você definitivamente está no caminho certo.
Passo 3: confira a reputação do freela (e fique de olho na sua)
Aqui entra uma funcionalidade fundamental da 99Freelas: a reputação do freelancer. Na plataforma, os clientes podem avaliar os freelancers após a conclusão dos projetos. Isso cria um sistema de reputação que é um verdadeiro guia para você.
Se um freelancer tem muitas avaliações positivas, é um sinal claro de que ele entrega um trabalho de qualidade e é confiável. Confie nas estrelas (e nas avaliações) para fazer uma escolha segura!
Mais uma dica: cada cliente também é avaliado pelos profissionais freelancers. Uma parceria bem sucedida rende à empresa uma avaliação mais positiva e, com isso, melhores freelas irão se candidatar para seus projetos. Uma mão lava a outra, certo?
Passo 4: comunicação é tudo
Imagine o pesadelo que é contratar um freelancer que some no meio do projeto. Ninguém merece!
Por isso, a comunicação é fundamental. Antes de fechar negócio, troque mensagens, faça perguntas, veja como o freelancer responde. Ele é rápido nas respostas? Claro nas explicações?
Estabelecer um canal de comunicação e de confiança pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto. Aliás, a boa comunicação pode fazer com que essa parceria seja mais duradoura e se repita em outros jobs no futuro. Bom para a empresa, bom para o freelancer.
Passo 5: custo x benefício
Claro, dinheiro também é importante nessa relação. Sim, sabemos que você quer economizar, mas lembre-se: o barato pode sair caro.
Freelancers mais experientes e qualificados podem cobrar mais, mas a qualidade do trabalho compensa o investimento. Você até pode apostar em profissionais com preços mais em conta, mas isso costuma significar um risco a mais.
Avalie o custo x benefício e não escolha apenas pelo preço. Pense no valor que cada profissional entrega ao seu projeto e o resultado que ele pode oferecer.
Passo 6: o test drive pode ser uma boa pedida
Se ainda está na dúvida, por que não começar com um projeto menor? Isso te dá a chance de testar o freelancer antes de investir em um projeto maior.
É como um test drive: você vê como ele trabalha, avalia a qualidade do serviço e decide se ele é realmente o profissional que você está procurando. Da mesma forma, o freela pode verificar se essa é a parceria que ele está buscando. Tudo mundo ganha com isso!