Tempo de leitura: 2 minutos
Ser profissional freelancer inclui saber se relacionar e, em alguns casos terminar relacionamentos. Há momentos em que não faz mais sentido manter-se “preso” a um cliente. É essa a hora em que você, freelancer, precisa demitir um cliente. Acredite: qualquer um de nós passa por essa por essa experiência.
Será que chegou a sua vez? Antes de tomar a decisão de cortar esse laço profissional, dê uma olhada nas nossas dicas.
Quando demitir um cliente
Sente que está recebendo demandas excessivas sem o devido reconhecimento? O cliente é desorganizado ou desrespeitoso? Os pagamentos estão sempre atrasados?
Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for “sim”, é sinal de que a hora de dizer adeus pode ter chegado. Lembre-se, sua paz de espírito e profissionalismo valem mais do que qualquer contrato maluco.
Antes de demitir o cliente, é possível melhorar a relação?
Antes de cortar os laços, vale a pena considerar se a relação pode ser melhorada. Às vezes, uma conversa honesta pode resolver muitos problemas.
Será que o cliente está ciente do impacto das suas ações? Já tentou explicar suas necessidades e limites claramente?
Há casos em que uma conversa franca e um ajuste aqui ou ali podem salvar a parceria. Contudo, se você acredita que essa relação já não faz mais sentido, bola pra frente. É hora de demitir o cliente e há formas profissionais de fazer isso.
Se possível, marque uma reunião
Se você decidiu que é hora de seguir em frente, a melhor maneira é marcar uma reunião. Evite resolver isso por e-mail ou mensagens; uma conversa cara a cara (ou tela a tela) é sempre melhor.
Mensagens escritas podem ser interpretadas de forma errada. A comunicação falada tende a ser mais precisa e menos sujeita a falhas de comunicação.
Além disso, esse “jogo limpo” demonstra respeito e profissionalismo. Afinal, ninguém gosta de ser dispensado por texto, não é?
Comunique os motivos de forma clara
Durante a reunião, seja direto e claro sobre os motivos da sua decisão. Evite rodeios e seja honesto, mas gentil.
Explique como a relação está afetando seu trabalho e por que acredita que é melhor seguir caminhos diferentes. Lembre-se de manter um tom positivo e profissional. Quem sabe, essa conversa pode ser uma oportunidade de aprendizado para ambos.
Dê um prazo para o cliente se reorganizar
Ser pego de surpresa no mundo profissional nunca é bom sinal. Então, se for possível, ofereça um prazo para que o cliente possa se reorganizar. Isso pode ser uma ou duas semanas, dependendo da urgência dos projetos em andamento.
Essa é uma atitude madura e que demonstra respeito e preocupação com a continuidade do trabalho do cliente. Facilitar um processo de transição é uma atitude bem vista no mundo profissional.
Siga em frente na sua carreira
Por fim, após demitir um cliente, é vida que segue! Use o tempo e a energia que você gastaria com esse cliente para buscar novas oportunidades na 99Freelas. Nossa plataforma está cheia de novos possíveis parceiros esperando pelo seu talento.
Cada fim é um novo começo, e o mundo freelance está cheio de possibilidades!