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Ok! Você é freelancer, está começando agora, e já ouviu falar que um portfólio é fundamental na busca pro cliente. Aí pinta a dúvida: “Como eu mostro meu trabalho se ainda não fiz nada para ninguém?” Muita calma nessa hora, porque essa é uma questão que tem resposta.
Montar um portfólio sem clientes é totalmente possível, é só agir com criatividade, estratégia e, sim, um pouquinho de ousadia.
O seu portfólio é sua vitrine. Ele não precisa ser só uma coleção de trabalhos pagos, mas sim mostrar o seu talento, estilo e capacidade de resolver problemas. Selecionamos cinco passos para você não ficar na mão.
Passo 1 – Seja estratégico
Antes de sair criando páginas e arquivos, pare e pense: que tipo de cliente você quer atrair? Que trabalhos você quer fazer? Um portfólio não é um depósito de arquivos, é uma história bem contada sobre o que você pode (e quer) fazer.
Nele devem estar os pontos fortes do freelancer, e organizados de forma clara. Use textos curtos, imagens de qualidade e destaque aquilo que realmente faz você se sobressair. A ideia é que qualquer pessoa consiga entender rapidamente para qual projeto você é “o cara” ou “a cara”.
Passo 2 – Cuide com carinho do seu primeiro cliente
Ok, já sabe onde queremos chegar nessa jornada do portfólio, mas ainda não temos clientes, certo? Isso é fácil de resolver: você é seu primeiro cliente!
Trabalhe o portfólio com soluções para você mesmo. Se você é redator, crie um blog ou textos experimentais. Designer? Monte sua própria marca ou reinterprete marcas existentes. Programador? Desenvolva sistemas ou apps para resolver problemas do dia a dia.
Esses projetos vão servir como os primeiros exemplos do seu portfólio e ainda mostram iniciativa e criatividade. Qual cliente não adora essa pegada?
Passo 3 – Use projetos-treino
Um projeto só não faz um portfólio completo. Aqui entra a criatividade: treine com projetos fictícios na área que você deseja trabalhar. Essa simulação de jobs deve impressionar, mostrando que você sabe o que faz, mesmo que ainda não tenha experiência paga.
Crie personas, invente clientes fictícios e faça trabalhos simulados para preencher o portfólio. Mas atenção: seja transparente. Deixe claro que se trata de um exercício para mostrar suas habilidades.
Passo 4 – Que tal fazer a diferença?
Uma forma certeira de ter material real para o portfólio é se envolver com projetos voluntários ou ONGs. Além de fazer algo positivo, você exercita suas habilidades e ganha experiência prática. De quebra e ainda adiciona trabalhos concretos à sua vitrine.
Outra ideia é se unir a outros freelancers em projetos colaborativos. Isso funciona como networking, aprendizado e cria robustez ao seu portfólio. Lembre-se de que no mundo freelancer, boas conexões muitas vezes valem tanto quanto experiência.
Passo 5 – Trabalhe o visual e a comunicação
Com os passos anteriores você já deve ter projetos suficientes para começar um bom portfólio, mas os cuidados estão apenas começando. Lembre-se, ele é uma vitrine, e como qualquer vitrine deve estar esteticamente bonito e gramaticalmente impecável.
Além disso, faça com que cada projeto conte uma história no portfólio. Mostre de forma concisa quais foram os desafios enfrentados e as soluções encontradas antes do resultado final.
Clientes não querem só ver resultados bonitos, querem entender seu raciocínio. Seja no design, no texto ou no desenvolvimento, mostrar como você pensa vale ouro no universo freelancer.
Quando o cliente percebe que você resolve problemas com estratégia, ele entende que contratar você é investir em inteligência e talento, não apenas em execução.
Passo 6 – Mantenha o portfólio vivo e cheio de energia
Nuca diga: “terminei meu portfólio”. Talvez ele até esteja atualizado com os projetos entregues hoje, mas amanhã tem mais. Portfólio bom é portfólio atualizado. Sempre que um projeto for finalizado, seja ele pago, fictício ou voluntário, inclua-o no seu portfólio.
Isso ajuda na busca por mais clientes na 99 Freelas e na conquista de mais e melhores jobs. Esses novos contratos vão gerar mais atualizações no portfólio, que fomentam novos clientes. Sacou o círculo virtuoso?