Tempo de leitura: 4 minutos
Sim, é possível conciliar a vida de mãe com o trabalho freela. A gente sabe, essa é uma missão dupla, que pode apresentar vários percalços. Mas com alguma organização e um pensamento estratégico, dá sim para encarar.
Tudo é questão de equilíbrio entre as atividades e, é claro, alguma ajuda para evitar a sobrecarga. Nada de malabarismos com um celular tocando, um prazo de entrega se esgotando e um bebê no colo.
O segredo é bem mais simples do que isso, é só seguir as nossas dicas!
Escolha as melhores ferramentas de organização
Quem trabalha como freela sabe que a rotina pode virar um caos num piscar de olhos. E se você é mãe, a organização é ainda mais importante. Então, ferramentas como calendários digitais, listas de tarefas e aplicativos de produtividade são fundamentais.
Cada freela (e cada mãe) tem seu próprio jeito de se organizar. Assim, uma ferramenta que funciona muito bem para alguém, pode não ser a melhor opção para você. Por isso é uma boa estratégia testar apps, conhecer programas e estudar as funcionalidades deles, até encontrar o modelo perfeito de organização.
Não se esqueça que a 99Freelas é uma plataforma que ajuda (e muito) na captação de novos clientes e no relacionamento com eles. Use e abuse das ferramentas que ela oferece.
Hora do trabalho, hora das crianças, hora da mamãe
Fazer tudo ao mesmo tempo certamente não é a melhor estratégia. Estabelecer períodos para as diferentes missões é uma ideia muito melhor. Divida o dia em blocos, com alguns horários para atender clientes, outros para a produção e, é claro, um bom tempo para cuidar das crianças.
Outro ponto importante é separar também um tempo para si mesma. Momentos dedicados a um hobby, um filme, uma série, atividades físicas e, por que não, para namorar, também fazem parte das necessidades diárias.
Aprenda a dizer não (sem culpa!)
É tentador aceitar todos os projetos, principalmente quando a grana fica mais curta – e isso geralmente acontece quando temos filhos. Mas, como mãe e profissional, você precisa ser realista. Aceitar mais do que pode dar conta só vai gerar estresse.
Dizer “não” para um job hoje pode significar um “sim” para sua saúde mental, para o bem-estar dos seus filhos e para um trabalho de qualidade amanhã. Saiba escolher os melhores projetos para viver com mais qualidade, tanto como mãe como quanto freela.
Cantinho do trabalho, cantinho da brincadeira
Nem todo mundo tem um quarto para montar um escritório em casa, mas mesmo assim dá para separar um cantinho de trabalho, nem que seja na mesa da cozinha. Isso é mais importante do que parece.
Quando maiorzinhas, as crianças já entendem que tem horas em que a mamãe está trabalhando. Um cantinho de home office ajuda nesse entendimento.
Enquanto você está no seu cantinho do trabalho, pode oferecer outras atividades para o filho ou a filha. Que tal criar para as crianças também um cantinho de desenho, ou de brincadeiras? Isso pode funcionar de forma bastante eficaz.
Aproveite os horários estratégicos
Se você tem um bebê em casa, é preciso reconhecer, conciliar o papel de mãe com o trabalho freelancer pode ser ainda mais desafiador.
Crianças muito novas exigem ainda mais atenção e não têm um entendimento apurado para saber qual é a hora de trabalho da mamãe.
Contudo, cada criança tem seu ritmo. Sempre vai haver um horário da soneca, da escolinha, ou em que ela se concentra em alguma atividade. Aproveite as brechas para cuidar dos jobs que estão na sua mesa.
Envolva a sua rede de apoio
Ninguém precisa dar conta de tudo sozinha. Para todo mundo, em especial para as mães, ter rede de apoio é essencial. Convoque a ajuda da avó, do avô, do companheiro, de uma vizinha ou até uma babá por algumas horas.
Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Ao contrário, é uma estratégia inteligente. Ter com quem contar libera tempo e energia para você se dedicar aos seus freelas com mais foco (e menos culpa).
Menos stress, mais qualidade de vida
Seguir cada uma das dicas que você viu acima ajuda na produtividade e na qualidade do trabalho, mas mais do que isso, representa a redução do stress. Com organização e ajuda, o dia a dia fica muito mais simples e gostoso.
A nossa saúde mental agradece. Esse é o melhor caminho para dar mais qualidade aos momentos em que você deixa o trabalho de lado e foca 100% nas atividades de mamãe. Isso é bom