Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado sofre constantes modificações, mas você já deve saber isso. O que você talvez não saiba é como adaptar o seu trabalho a essas mudanças. Para saber, continue a leitura abaixo.
Tenha flexibilidade
Não tem jeito. É muito mais fácil você se adaptar ao mercado do que o mercado se adaptar a você. Então, recomendamos que você tenha flexibilidade, que procure entender o que o mercado quer, para então ir na mesma mão dessa situação. Pegar a contramão só prejudicará você e a sua carreira.
Se você é daqueles que não conseguem trabalhar de outra forma, que fazem a mesma coisa todos os dias, sugerimos que pratique essas dicas a seguir. Talvez não seja tão difícil ser uma pessoa mais flexível.
Invista no autoconhecimento
Por que é tão difícil se adaptar ao mercado? Por que você trabalha somente assim? Que objetivos você já alcançou até aqui? Quais são as suas metas a curto, médio e longo prazo? O que precisa ser melhorado na sua carreira?
Como você é freelancer, é o responsável pelo seu sustento. Por mais difícil que seja, se você não se adaptar ao mercado, a única pessoa que será prejudicada é você (e, se for o caso, os seus dependentes).
Quem não se adaptar ao mercado, ficará para trás das pessoas que se adaptaram. Sendo assim, é fundamental tirar alguns minutos para reflexão e resposta das perguntas, e para dar o primeiro passo nessa caminhada para ser mais flexível.
Invista em conhecimento
Outra forma muito interessante de se adaptar ao mercado é pelo investimento em capacitações, cursos e formações na sua área. Você pode ter anos e anos de experiência, mas muita coisa mudou desde que você começou, então é fundamental que você recicle seus conhecimentos.
Há ótimos cursos em todas as áreas, digitais ou presenciais, a custo bem acessível (alguns são gratuitos). Portanto, reserve momentos para aprender mais e sair na frente. Você só tem a ganhar.
Faça parcerias
O freelancer é um profissional muitas vezes solitário, porque trabalha de casa, diferentemente do que acontece nas empresas tradicionais. Para muitos deles, os outros freelas são concorrentes. Mas não precisa ser assim!
Encare os outros freelancers como colegas de trabalho, faça parcerias com pessoas de áreas iguais ou semelhantes à sua. Dessa forma, você vai aprender muito mais (e vice-versa), o seu segmento ganhará valorização, e vocês poderão somar forças.
As parcerias são muito interessantes em todas as áreas, desde que ambos colaborem de verdade (senão não é parceria!). Essa é uma mudança bem perceptível no mercado, e quem entende isso fica na liderança. As parcerias e collabs são realidade, acredite nesse poder!
Como adaptar seu trabalho às mudanças do mercado
Como você percebeu, a flexibilidade é o mais importante para se proceder com essa adaptação. Se você é uma pessoa mais tradicional e não gosta de mudar, o conhecimento é algo essencial, seja o autoconhecimento e/ou a realização de capacitações.
Para finalizar, não encare seu colega de profissão como concorrente, porque a soma de forças pode trazer muitos benefícios. É hora de dar o primeiro passo!