Tempo de leitura: 3 minutos
Tem coisas que todo freela precisa saber desde o primeiro momento. O sucesso não acontece de uma hora para outra e o dia a dia do freelancer certamente oferece desafios diferentes daqueles encontrados em uma empresa tradicional. Entender o que é ser e como funciona o trabalho freela é um passo primordial.
Trabalhar de qualquer lugar, sem chefe, com horários flexíveis, com os clientes e projetos que você escolhe é um sonho, mas que também acompanha alguns fatores que precisam ser avaliados. Esse é o objetivo das dicas que vamos mostrar aqui.
Quer saber como iniciar no universo freela com sucesso? Fique de olho nas dicas e bem-vindo a uma nova era das relações de trabalho!
Afinal, o que é ser um freelancer?
Antes de tudo, vamos alinhar: o que é ser freelancer? O termo se refere a alguém que trabalha de forma autônoma, sem vínculo fixo com uma empresa. Basicamente, o freelancer oferece seus serviços de forma independente, vendendo sua expertise diretamente a clientes ou empresas, geralmente por projeto ou tarefa.
Ao contrário do trabalhador convencional, o freela é um profissional que exerce as suas tarefas com mais liberdade, mas isso pode ser mais complicado do que parece. O mundo freela exige responsabilidade, conhecimentos, atualização constante e a aplicação das ferramentas corretas. Vamos falar sobre cada ponto!
Ser freela é assumir responsabilidades
Como freela, você será o dono do seu sucesso. Isso significa gerenciar seu próprio tempo, organizar as entregas de trabalho, se manter fiel aos prazos combinados e até mesmo negociar contratos.
Por fim, é responsabilidade do freelancer garantir a qualidade do serviço e fazer seus clientes se sentirem satisfeitos. A busca não só pela entrega de excelência, mas também por oferecer uma experiência que faça com que o cliente queira mais, é o segredo de relações sólidas e duradouras.
Ser freela é ter visão empresarial
Qualquer freelancer com um pouco mais de experiência sabe que a vida freela vai além das entregas do job. Na verdade, essa é apenas uma faceta do processo. Se você agora é um freela, deve se enxergar como uma pequena empresa.
Você é seu próprio departamento financeiro, cuidando de orçamento, pagamentos e, às vezes, até de negociações de valores. Você é o departamento de vendas que oferece serviços e conquista clientes. Você é o marketing, o RH, a cobrança, etc.
Dessa forma, o freela é um misto de vários departamentos. Essa visão de empresa e o conhecimento de diferentes áreas vai tornar o dia a dia do freela mais eficiente e trazer mais segurança na busca pelo crescimento na carreira.
Ser freela é buscar atualização constante
O mundo muda rápido, e no universo freelancer isso não é diferente. Novas tecnologias, tendências de mercado e até mudanças nas demandas dos clientes podem afetar diretamente sua carreira. Cada dia é diferente, e sempre devemos buscar que seja uma jornada melhor.
Quem quer se destacar como freelancer precisa estar em constante aprendizado. Cursos online, leituras de blogs, trocas com outros profissionais da área e atualizações sobre o seu setor são essenciais. E o bom é que você pode fazer tudo isso de forma prática e acessível, sempre buscando maneiras de melhorar e entregar um serviço atualizado.
Ser freela é entrar em um ecossistema que funciona
Por mais que a vida de freelancer exija uma postura autônoma, ninguém precisa fazer tudo isso sem apoio. Existe todo um ecossistema em torno desse tipo de atividade que o iniciante precisa desbravar.
Conversas e trocas de experiência com outros freelas podem ser valiosas. Sabe aquele detalhe que só outro freelancer entende? Pois é! Ter uma rede de apoio faz toda a diferença e ajuda você a crescer mais rápido na carreira.
Além disso, há ferramentas que ajudam na organização do dia a dia, na busca por novos clientes, na criação de uma reputação como freelancer e muito mais.
A 99Freelas é um bom exemplo. A plataforma oferece uma gama variada de ferramentas para o crescimento seguro e constante do profissional, o conecta a oportunidades e oferece um espaço seguro e prático para que o freela, iniciante ou não, esteja sempre próximo dos clientes e de novos horizontes.