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Quando se envia uma proposta, acredita-se que o cliente vai responder em breve, de preferência com uma resposta afirmativa. Porém, se alguns dias se passaram e o cliente não respondeu sua mensagem, o que fazer? No artigo de hoje você vai descobrir. Leia e saiba como agir.
Você pode entrar em contato, sem dúvida
Quando isso acontecer com você, não hesite em entrar em contato com o cliente. Isso não é errado, até porque o errado foi ele por não ter respondido você. Mesmo que a pessoa decida não contratar o seu serviço, é dever dela sinalizar isso, em sinal de respeito.
Portanto, você não só pode como deve fazer isso, sempre com cordialidade. Muitas vezes, o cliente ainda não se decidiu e você pode mudar a situação a seu favor se souber agir da forma certa.
Melhore a sua proposta
Se você estiver em contato com o cliente por meio da plataforma 99Freelas, a solução pode ser mais fácil do que imagina. Afinal, basta que você entre no anúncio e melhore a sua proposta para que fique mais favorável ao cliente, dentro das suas possibilidades.
Você pode modificar o texto, diminuir o valor cobrado pelo serviço ou o tempo para sua realização. Dessa forma vai atrair o cliente para que olhe a sua proposta mais uma vez.
Pergunte se o cliente tem alguma dúvida
Caso você ainda não tenha perguntado ao cliente se ele tem alguma dúvida, faça isso antes de questionar se pode começar o trabalho. Provavelmente ele não tem, senão teria indagado, mas assim você se mostra solícito e disposto a ajudar o cliente.
Quando a pessoa percebe que o freelancer está interessado, ela pode se forçar a decidir favoravelmente a você, mesmo que outro profissional tenha feito uma proposta interessante, mas não forneceu um atendimento tão bom.
O que falta para fecharmos?
Você também pode perguntar para o cliente o que está faltando para que ele feche a proposta. Nesse caso, é importante estar aberto a negociações, pois de nada adianta você ouvir o cliente e não poder atendê-lo.
É claro que tudo tem um limite e você só poderá trabalhar quando há benefícios para ambos, mas a estratégia é interessante se realmente valer a pena.
Quando entrar em contato com o cliente
Que você deve entrar em contato com o cliente, já abordamos por aqui. Mas quando realizar esse contato?
O ideal é que você deixe uma margem de dias para o cliente se decidir. Caso ele não entre em contato de dois a três dias após a sua proposta, então você já pode entrar em contato com ele. É um prazo que dá tempo para o cliente analisar o seu orçamento e, sem resposta, dá abertura para que você questione sobre dúvidas ou mais informações.
É seu direito receber resposta em todas as propostas, mesmo as negativas, porque ninguém pode se dar ao luxo de ficar esperando a decisão do cliente por muito tempo. Ele pode até não fechar com você, mas pelo menos informou que não quer, e os motivos, então você poderá seguir adiante e fazer novas propostas.
Cliente não respondeu minha proposta, e agora? Entre em contato sempre!