Tempo de leitura: 3 minutos
Crises podem acontecer a todo momento, sejam econômicas, financeiras, políticas, etc. O mundo está passando por uma grande crise causada pelo coronavírus, que certamente afetou todos os setores. Se você quer saber que estratégias de proteção pode adotar agora e depois, leia o que preparamos.
Incertezas são constantes para o freelancer
A renda do freelancer não é fixa. Portanto, a incerteza é uma constância na vida desse profissional. Uma sugestão é sempre reservar uma quantia para emergências e imprevistos, derivada dos meses onde há mais ganho de capital. Porém, a crise pode ser extensa, ninguém sabe quanto tempo vai durar.
Sendo assim, mesmo que o freela tenha uma poupança, pode ser que sua reserva acabe muito antes da retomada econômica. O que fazer então?
Faça estimativas dos seus gastos fixos
A renda pode ser variável, mas os gastos devem ser fixos ao máximo. Isto é, recomenda-se que o freelancer saiba aproximadamente quanto custa o seu mês, para se precaver financeiramente. Se você sabe que as despesas são de três mil, você deve receber pelo menos esse valor. Se não, um plano B deverá ser adotado.
Dessa forma, também será possível fazer uma reserva para emergências. Se em um mês excepcional você teve ganhos de cinco mil, separe o excedente para os meses magros.
Defina e corte os supérfluos
Em época de crise, mesmo que você esteja recebendo a sua estimativa mensal, é fundamental definir o que é supérfluo em sua vida. Assim, você poderá cortar esses itens do seu orçamento, para aumentar a sua reserva de emergência. É uma atitude extremamente sábia devido à instabilidade econômica.
Mas atenção: antes de cancelar serviços, atente-se sobre a possibilidade de multas para cancelamento. E também: cortar supérfluos não significa restringir todas as suas satisfações. Se o canal de streaming é essencial para o seu lazer, avalie outro quesito para suspender. A não ser que seja imprescindível cortar.
Pense em outras formas de obter renda
Freelancers são especialistas em uma determinada área. Por exemplo, fotografia. Se você oferece um serviço em nossa plataforma, pense em outras formas de obter renda, como disponibilizar um curso para iniciantes.
Inovação e criatividade são palavras-chave para proteger suas finanças durante a crise, e você nem precisa sair de casa para ter mais renda, mas disso você já sabe.
Evite a procrastinação
A procrastinação pode fazer parte da vida do freelancer, e nós já fornecemos dicas para evitá-la. Em época de pandemia, o desânimo pode abater o profissional, fazendo-o postergar seus compromissos de trabalho e também seus ganhos.
Sendo assim, recomendamos evitar a procrastinação. É época de correr atrás, para minimizar os prejuízos, pagar as contas e, se possível, obter uma reserva para os próximos meses. Após concluir sua meta diária, você pode fazer algo para relaxar. Com organização, há tempo para tudo.
Peça ajuda ao Governo
Você também pode pedir ajuda ao Governo, que possui auxílio a autônomos durante a pandemia. E mais: informe-se sobre isenções de impostos neste período, como INSS, que poderão gerar um aumento de renda, mesmo que pequeno. Tudo ajuda. E não se esqueça: vai passar!